Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba tem 37 mil microempreendedores

30 de Abril de 2019 às 23:12
Ana Claudia Martins [email protected]

Sorocaba tem 37 mil microempreendedores Alexandre Martins, gerente do escritório regional do Sebrae. Crédito da foto: Emidio Marques

Sorocaba tem mais de 36,9 mil Microempreendedores Individuais (MEIs), segundo dados do Espaço Empreendedor, que é mantido pela Prefeitura de Sorocaba. A cidade ocupa a 5ª posição em número de formalização no Estado e a 2ª entre os municípios com menos de 1 milhão de habitantes. Entre os setores que os empreendedores mais atuam em Sorocaba, no topo da lista estão os cabeleireiros, comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, obras de alvenaria, promoção de vendas, outras atividades de tratamento de beleza, entre outros.

[irp posts="113531" ]

 

Para o gerente do escritório regional do Sebrae em Sorocaba, Alexandre Martins, é muito importante que a pessoa que decide empreender busque planejamento antes de abrir a sua própria empresa. “Não adianta o empreendedor escolher o melhor ponto da cidade a achar que os clientes vão formar fila para comprar o seu produto. A concorrência é acirrada e o empreendedor precisa ter um diferencial, planejamento, foco e inovação”, destaca.

O especialista diz ainda que o empreendedor deve procurar atividades que ele se identifique e que tenha experiência anterior. “Muita gente que tem sucesso começa com uma atividade que muitas vezes era um hobby ou um lazer”, diz. Segundo Alexandre, ainda é comum a pessoa pegar o dinheiro de uma rescisão trabalhista e vai procurar o ponto e depois pensa no negócio que vai abrir.

“Já começa errado. O primeiro item é o planejamento, tem que estudar, conhecer o que o mercado já oferece. Não dá para abrir um negócio só pensando em disputar preço, pois a concorrência é muito grande. E aí entra o Sebrae com diversos cursos e treinamentos gratuitos e pagos para quem quer empreender e ter sucesso”, aponta. O Sebrae Sorocaba fica na avenida General Carneiro, 919, e atende de segunda a sexta, das 9h às 20h. (Ana Cláudia Martins)