Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba segue na fase mais restritiva do Plano São Paulo

13 de Julho de 2020 às 08:35

Sorocaba segue na fase mais restritiva do Plano São Paulo Mulher caminha pela rua XV de Novembro, centro de Sorocaba. Crédito da foto: (11/7/2020)

Sorocaba, Tatuí, Alumínio e Votorantim iniciaram a semana na fase 1 (vermelha) do Plano São Paulo. Esses municípios decidiram continuar na classificação mais restritiva com o objetivo de controlar e minimizar a transmissão do novo coronavírus.

A partir desta segunda-feira (13), as 48 cidades do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba podem integrar a fase 2 do Plano São Paulo. São Roque, Itapetininga, Piedade, Iperó, Capela do Alto, Itu, Salto, Araçoiaba da Serra e Araçariguama são alguns municípios que decidiram avançar para a classificação laranja. Nela, parte do comércio não essencial pode abrir - com horário reduzido.

Decisão da Prefeitura

Na sexta-feira (10), a prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, anunciou que a cidade se manterá na fase vermelha do Plano São Paulo. A medida foi divulgada em coletiva de imprensa realizada no Salão de Vidro do Paço Municipal, após o Governo do Estado de São Paulo colocar a região de Sorocaba, composta por 48 cidades, na fase laranja. A decisão foi justificada devido à taxa de ocupação de leitos e a fila de espera de pacientes que aguardam internação.

Durante seu discurso, Jaqueline ressaltou a importância da decisão para evitar o risco de saúde à população e para que a assistência não entre em colapso. “Reforçamos que o isolamento social é essencial durante essa pandemia e que as pessoas respeitem as medidas preventivas e sanitárias para evitar a propagação da doença”, ressaltou.

Atual situação da pandemia

Responsável pelo Comitê de Enfrentamento ao Combate do novo coronavírus, o médico Fernando Brum foi enfático ao dizer que esse momento chegaria. Segundo ele, a decisão da gestão municipal em se manter na fase vermelha é a melhor opção diante da atual situação de Sorocaba.

O médico e secretário da Saúde, Ademir Watanabe, informou que a cidade investirá no Hospital de Campanha, pois as unidades que são referência no atendimento Covid estão lotadas, o que inclui a Santa Casa. “Vamos ampliar os leitos com responsabilidade. Ou seja, será feito no momento certo e quando os equipamentos estiverem adequados para uma assistência de qualidade”, pontuou.

Com a decisão, apenas se mantêm funcionando os serviços essenciais, com abertura e atendimento permitido para empresas relacionadas ao comércio de gêneros alimentícios e de material de higiene e limpeza, ou fármacos. Além destes, a prestação de serviços como o de postos de combustíveis; distribuidores da água e gás de cozinha, pet shops, óticas, lojas de autopeças e de material de construção e oficinas mecânicas também estão autorizados ao atendimento seguro e responsável, dentro das condições de higiene preconizadas para se evitar aglomerações e contágios pelo coronavírus. Indústrias, lotéricas e bancos também têm autorização de funcionamento. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)