Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba sedia Conferência de Políticas para as Mulheres na RMS

07 de Dezembro de 2019 às 06:30

Senac sedia Conferência da Mulher Conferência será no Senac Sorocaba. Crédito da foto: Divulgação

Como parte da campanha “16 dias de ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, será realizada neste sábado (7) a 5ª Conferência Intermunicipal da Região Metropolitana de Sorocaba de Políticas para as Mulheres, das 8h às 17h, no auditório do Senac (avenida Coronel Nogueira Padilha, 2.392, Vila Hortência). Quem não se inscreveu antecipadamente, poderá fazer isso na hora, até as 10h.

No momento da inscrição, a participante tem a opção em atuar como observadora ou se candidatar à delegada das etapas Estadual e Nacional, além de optar por participar de um dos três eixos temáticos de trabalho: “Políticas públicas nacionais para as mulheres: debatendo acerca dos avanços e desafios e o papel do Estado na gestão das políticas para as mulheres”; “O sistema nacional de políticas para as mulheres: propostas de estrutura, inter-relações, instrumentos de gestão, recursos, política nacional de formação, estratégias de institucionalização, regulamentação e implementação do sistema”; e “Políticas públicas temáticas para as mulheres: avanços e desafios e enfrentamento às violências, saúde integral, trabalho, autonomia econômica, participação nos espaços de poder e decisão, educação para a igualdade e diversidade”.

Ao término dos debates, cada grupo apresentará suas propostas que, caso aprovadas por todas as participantes, integrará uma carta de propostas, que será encaminhada às Conferências Estadual e Nacional.

Organizada pelas Prefeituras de Sorocaba, Votorantim, Salto e Araçariguama, a conferência segue as diretrizes das etapas das Conferências Estadual e Nacional, estabelecidas pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Campanha termina terça

A campanha teve início em 25 de novembro, Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres, com a participação de 150 países, e segue até a próxima terça-feira, 10 de dezembro, quando é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Sorocaba tem desenvolvido diversas ações, promovidas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), com apoio da Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid) e demais entidades representativas.

O encerramento da campanha na cidade acontece às 19h, com a palestra “Os direitos das mulheres e os direitos humanos: instrumentos de combate à opressão”, na Faculdade de Direito de Sorocaba (rua Ursulina Lopes Torres, 123, Vergueiro). (Da Redação)