Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba repete tradicional Desfile dos Tropeiros no domingo

23 de Maio de 2019 às 23:01

Sorocaba repete tradicional desfile dos tropeiros domingo Desfile pelas ruas e avenidas refaz trajeto dos tropeiros em Sorocaba. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS

O tradicional Desfile dos Tropeiros será realizado em Sorocaba, a partir das 9h do domingo (26). Segundo nota da Prefeitura, a saída da tropeada será do CT Sônia Fernandes, localizado na rua Antônio Aparecido Ferraz, 945, no Parque Santa Isabel, seguindo em direção ao Monumento ao Tropeiro, em frente à Santa Casa de Misericórdia, onde o grupo receberá a bênção.

Este desfile é uma das atrações da programação da 52ª Semana dos Tropeiros, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). Segundo a nota, o objetivo é celebrar a cultura tropeira e reforçar a importância na história da cidade.

A comitiva do desfile é formada por pessoas vindas de Piedade, Pilar do Sul, Itararé, Itapeva, entre outros municípios. Os tropeiros chegarão a Sorocaba amanhã, por volta de 14h, depois de 10 dias de viagem, vindos de Itararé. Eles farão o pouso no CT Sônia Fernandes.

De acordo com a Prefeitura, no domingo, às 8h, haverá a concentração para o Desfile dos Tropeiros. Na sequência, às 9h, os cavaleiros e muladeiros vão sair do CT Sônia Fernandes e seguir pelas seguintes vias: avenida Luiz Mendes de Almeida, largo do Divino, avenida Armando Pannunzio, avenida General Carneiro, rua Moreira César, rua Cesário Mota, rua São Bento, rua 15 de Novembro e avenida São Paulo, chegando ao Monumento ao Tropeiro, repetindo o trecho que era percorrido pelos tropeiros de séculos passados.

O Monumento ao Tropeiro foi oferecido a Sorocaba em seu 3º Centenário, pelo conde Francisco Matarazzo Júnior, em reconhecimento à cidade que o acolheu e foi berço das grandes atividades industriais da família Matarazzo. Durante 150 anos, os tropeiros fizeram a ligação de Sorocaba com o Brasil, transportando mercadorias nos lombos dos animais e semeando cidades. Sorocaba foi a sede dos tropeiros e das feiras de muares.

No retorno do desfile, eles passarão pela rua Padre Madureira, avenida Dom Aguirre, avenida Afonso Vergueiro, avenida General Carneiro, largo do Divino, onde também receberão a bênção, e avenida Luiz Mendes de Almeida.

Candidatos do concurso da Prefeitura devem ficar atentos

Os mais de 26 mil candidatos que irão realizar a prova objetiva do concurso público da Prefeitura de Sorocaba -- Edital nº 01/2019 --, devem ficar atentos ao deslocamento até os locais prova, com início previsto às 12h30, no domingo (26) diante do Desfile dos Tropeiros.

A Urbes aconselha estudar rota alternativa para o destino e sair com mais antecedência também contribuirá para não perder o horário estipulado pelo regulamento do concurso. A Urbes informa ainda que serão colocados ônibus extras nos terminais para atender os candidatos, e a partir das 10h30 já estarão disponíveis para as viagens. A previsão para a passagem dos tropeiros é de 3h a 4h, porém podem ocorrer atrasos. (Da Redação, com informações de Secom Sorocaba)