Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba registra quarta morte por coronavírus; total de casos vai a 39

13 de Abril de 2020 às 18:36

Para sindicato, Paço não afasta grupos de risco Cidade tem quatro óbitos pela doença e 39 casos confirmados. Crédito da foto: Luiz Setti / Arquivo JCS (7/1/2020)

A cidade de Sorocaba registrou nesta segunda-feira (13) a quarta morte confirmada pelo novo coronavírus. De acordo com a Secretaria da Saúde (SES) da Prefeitura de Sorocaba, trata-se de uma mulher de 71 anos que possuía doença reumatológica.

A vítima morreu nesta segunda-feira (13) e estava internada em UTI desde o dia 7 de abril.

[irp posts="238823" ]

 

Também nesta segunda-feira a cidade de Sorocaba contabilizou mais três novos confirmados da Covid-19. Com isso, já são 39 casos confirmados na cidade. Deste total, seis estão internados (cinco em UTI) e 29 já se encontram recuperados. Além disso, quatro óbitos foram registrados por conta da doença.

Casos de coronavírus em Sorocaba. Arte: Jornal Cruzeiro do Sul

Os casos suspeitos diminuíram nesta segunda-feira por conta de exames que descartaram a confirmação da doença. A cidade passou de 336 para 329 pessoas que aguardam resultados.

Entre todos os suspeitos, 59 estão internados em hospitais da cidade, sendo 14 em UTI. Os óbitos em investigação diminuíram para 14. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 137.

Exames para casos internados

Seguindo a orientação do Governo do Estado de São Paulo, somente serão solicitados exames do novo coronavírus para pacientes suspeitos internados graves, ou críticos, e profissionais da área de saúde que apresentem sintomas de síndrome gripal.

O teste diagnóstico não deverá ser realizado em pessoas assintomáticas. Essas medidas buscam otimizar o bom uso desse recurso, cujos insumos estão restritos no mundo devido à situação pandêmica.

Casos suspeitos não notificados

Neste momento são considerados como suspeitos não notificados todos os pacientes que apresentarem características de síndrome gripal. Ou seja, pessoa com febre e sintomas respiratórios, sendo que a febre pode não estar presente em alguns, como pacientes jovens e idosos, ou que estejam fazendo uso de medicamento antitérmico.

A orientação é que procurem uma unidade de saúde somente pessoas que percebam o agravamento dos sintomas, como o da falta de ar. Em situações menos complexas, é recomendado o isolamento domiciliar por até 14 dias. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)