Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba registra fila de espera para “leitos Covid” nesta quarta-feira

09 de Dezembro de 2020 às 19:03

Santa Casa tem 100% de ocupação Todos os leitos clínicos de Covid-19 estão ocupados na Santa Casa. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (24/9/2020)

Sorocaba registra fila de espera para leitos destinado a pacientes com a confirmação ou suspeitos de Covid-19. Conforme informação da Secretaria de Saúde (SES), 10 pessoas estavam aguardando para serem internadas nesta quarta-feira (9).

De acordo com a pasta, 8 pessoas de Sorocaba aguardam vaga para enfermaria. Há ainda, mas duas pessoas que aguardavam vagas para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A reportagem apurou que durante o dia, a fila de espera chegou a contar com 13 pacientes, sendo 10 de enfermaria e três de UTI.

Durante o mês de novembro, ainda conforme informações da SES, houve transferência de pacientes para outras cidades, mas nas seguintes condições: um paciente foi transferido para Itapevi (a pedido do próprio paciente), oito foram levados para Votorantim (munícipes da cidade) e um foi transferido para Itu (munícipe da cidade de Pilar do Sul).

Leitos Santa Lucinda

Para amenizar a situação, uma nova contratação de leitos ocorreu. O contrato foi assinado nesta quarta-feira (9) pelo município e será assinado na quinta-feira (10) pela Fundação São Paulo (Fundasp). “Logo no momento da assinatura será discutido com o hospital o cronograma de implantação, com abertura dos leitos na data mais próxima possível, em caráter emergencial”, diz a Secretaria de Sorocaba.

Atualmente, Sorocaba conta com 21 leitos de enfermaria Covid e 40 leitos de UTI para tratamento da doença, todos da Santa Casa. Ao menos 10 leitos de enfermaria estão sendo estudados para contratação. (Marcel Scinocca)