Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba registra 1.009 casos de dengue e cinco de sarampo

06 de Agosto de 2019 às 16:22

Brasil corre risco de perder selo de erradicação do sarampo No caso do sarampo, maneira mais eficaz de combate à doença é a vacinação - Foto: Emídio Marques (26/01/2018)

O último boletim epidemiológico divulgado na segunda-feira (5) atualizou para 1.009 o número de casos confirmados de dengue em Sorocaba. O documento é elaborado pela Vigilância em Saúde e pela Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES).

[irp posts="14289" ]

 

São 867 casos autóctones de dengue, 102 importados e 40 indeterminados, com um óbito recentemente confirmado. A morte ocorreu em junho, sendo a paciente do sexo feminino, de 54 anos.

Também foram registrados 67 casos de chikungunya (61 autóctones, 4 importados e 2 indeterminados) e um caso importado de febre amarela, infectado na cidade de Cajati. Nenhum caso de zika foi registrado.

Em relação aos casos de influenza, em 2019, foram confirmados 23 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Houve seis óbitos, sendo quatro por Influenza A (H1N1), um óbito por Influenza B e um óbito por Influenza A.

Sarampo

Também foram confirmados cinco casos autóctones de sarampo em Sorocaba. Diante destas confirmações, a SES informou que realizou ações de bloqueio com o objetivo de identificar todas as pessoas que tiveram contato com os pacientes no período de transmissão.

A secretária da Saúde, Kely Schettini, afirma que não há motivo para pânico por parte da população. “Desde que a Vigilância Epidemiológica Municipal toma ciência da suspeita, imediatamente diversas ações foram e estão sendo realizadas em parceria com nossas Unidades Básicas de Saúde para a prevenção do agravo”, orienta.

A principal medida para evitar a introdução e transmissão do vírus do sarampo é a vacinação da população suscetível, aliada a um sistema de vigilância de qualidade e suficientemente sensível para detecção oportuna de qualquer caso suspeito de sarampo.

Vacinação

A vacinação de rotina contra sarampo é indicada a partir de um ano de idade. Pacientes até 29 anos são considerados como adequadamente vacinados após terem recebido duas doses da vacina. Demais adultos nascidos a partir de 1960 deverão ter comprovado apenas uma dose da vacina. É considerado suspeito de sarampo todo paciente que independentemente da idade e da situação vacinal, apresentar febre e exantema maculopapular acompanhados de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite. (Da Redação)