Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba recebe 680 novos moradores todos os meses

29 de Agosto de 2019 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Sorocaba recebe 680 novos moradores todos os meses, aponta estudo do IBGE Estimativa do IBGE mostra que, em um ano, a cidade de Sorocaba recebeu 8.192 novos moradores. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (22/12/2018)

Sorocaba tem pouco mais de 680 novos habitantes todos os meses. Ao longo do último ano, foram 8.192 novos moradores, segundo estimativa divulgada nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com 679.378 habitantes, a cidade é a 31ª mais populosa do Brasil. A data de referência do IBGE é 1º de julho de 2019.

Quando olhado para a estimativa divulgada em 29 de agosto de 2018, o crescimento calculado da população de Sorocaba no período foi de 1,2%. Na ocasião, a cidade tinha 671.186 habitantes. Com os 8.192 novos habitantes, eram 673 novos moradores por mês, ou 22 novos por dia.

Com relação a 2017, comparando com 2018, o crescimento foi maior. Em agosto de 2017, a cidade possuía 659.871, ainda segundo estimativa do IBGE. Aumentando em 2018 em 11.315 novos habitantes, ou seja, 1,7% de aumento de um ano para o outro.

[irp posts="13220" ]

 

Já com relação ao Censo de 2010, o último disponível, a cidade possuía 586.625. A estimativa mostra que desde então, o crescimento populacional de Sorocaba foi de 15,8%. Vale lembrar que os dados divulgados ontem são estimativas, já que um novo Censo, com números reais, deve ocorrer em 2020.

Sem contar a Capital, atrás de Guarulhos, Campinas, São Bernardo dos Campos, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto e Osasco, Sorocaba é a nona cidade mais populosa do estado de São Paulo.

Análise

Paulo Celso da Silva, doutor em geografia humana, diz que a situação pode ser pensada como solução e como problema. “O crescimento é um desafio, mas uma possibilidade de melhora. Imagine toda essa gente se dedicando para o bem comum”, explana. Silva diz que a necessidade essencial é resolver os problemas locais. “Ao mesmo tempo que é um desafio, também é uma necessidade que está aberta”, comenta.

O especialista também acredita que o crescimento populacional da cidade tende a se estabilizar. A crise financeira e custo para se manter uma família serão alguns dos motivos. “Não creio que vá diminuir drasticamente”, pondera. Ele lembra que os investimentos deverão acompanhar esses índices de crescimento populacional. “Estabilizando a população, ajuda no planejamento da cidade”, acrescenta.

[irp posts="91193" ]

 

O professor e economista Geraldo de Almeida também concorda com o ponto de vista sobre ter os dois lados da situação. “Existe um mercado consumidor extremamente interessante. E quando você olha esse mercado, percebe que isso atrai muitas empresas”, lembra. “Por isso há novos supermercados, shoppings. É um grande mercado consumidor”, lembra. “Quando você olha para outras cidade, Sorocaba tem uma qualidade melhor e aí começa o problema, em especial como manter essa qualidade de vida”, expõe.

Almeida ainda lembra que é preciso também olhar para a questão do envelhecimento. “No futuro, haverá a necessidade de investimento no mercado da terceira idade, a economia prateada”, diz. Geraldo de Almeida lembra ainda que a cidade deverá estar preparada para as novas tecnologias e assim não perder o papel de vanguarda na região. Conforme ele, Sorocaba precisa estar preparada para as novas tecnologias, citando como exemplo as novas matrizes energéticas. “Sorocaba tem tudo para continuar bem. A cidade tem 50 mil universitários. A mão de obra é fundamental nessa fase e não podemos desperdiçar isso”, acrescenta.

Outros números

O IBGE divulgou também que estima-se que o Brasil tenha 210,1 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento populacional de 0,79% ao ano.

O município de São Paulo continua sendo o mais populoso do País, com 12,25 milhões de habitantes. Ele é seguido pelo Rio de Janeiro (6,72 milhões de habitantes), Brasília (3 milhões) e Salvador (2,9 milhões). Juntos, os 17 municípios brasileiros com população superior a um milhão de pessoas somam 46,1 milhões de habitantes ou 21,9% da população do Brasil.

Serra da Saudade (MG) é o município brasileiro com a menor população, 781 habitantes. Na sequência aparece Borá (SP), com 837 habitantes, e Araguainha (MT), com 935 habitantes.

[irp posts="13116" ]

 

No ranking dos Estados, os três mais populosos estão na região Sudeste. Enquanto os cinco menos populosos estão na região Norte. O maior deles é São Paulo, com 45,9 milhões de habitantes, concentrando 21,9% da população do País. Roraima é o Estado menos populoso, com 605,8 mil habitantes (0,3% da população total). (Marcel Scinocca)