Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba mantém índice de isolamento abaixo do recomendado

25 de Maio de 2020 às 08:44

Taxa considerada ideal pela OMS é acima de 70%. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (8/5/2020)

O índice de isolamento social se manteve abaixo do recomendado em Sorocaba no fim de semana. A taxa foi de 46% no sábado (23) e de 42% na sexta-feira (22). Os dados são do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo (Simi-SP), que ainda não divulgou os dados deste domingo (24).

O resultado está abaixo do mínimo, estabelecido em 55%, considerado pelo governador João Doria (PSDB) como satisfatório para diminuir a propagação do novo coronavírus e para evitar um colapso no sistema de saúde. Já a taxa considerada ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é acima de 70%.

A taxa de 42%, registrada na sexta, equivale ao pior percentual já atingido pela cidade desde o início da quarentena. Esse índice já foi batido há 15 dias, no dia 15 de maio, também uma sexta-feira.

[irp posts="254224" ]

 

Ranking

Ibiúna, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), ficou em terceiro lugar no ranking das 20 cidades paulistas com maior índice de isolamento social, conforme a última atualização disponível, de sábado, com 58%. Outra cidade da RMS que aparece no ranking é São Roque, em 9º lugar, com taxa de 52%

Vale ressaltar que os dois municípios adotaram barreiras sanitárias no fim de semana, assim como Sorocaba, por conta dos feriados antecipados durante a semana na capital paulista.

O sistema

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Há acesso a dados referentes a 104 cidades com mais de 70 mil habitantes. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios.