Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba já tem 1.865 casos de dengue neste ano

16 de Outubro de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Sorocaba já tem 1.865 casos de dengue População deve contribuir evitando deixar recipientes com água parada. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (7/2/2020)

Sorocaba já soma 1.865 casos confirmados de dengue este ano, ultrapassando em 72,84% o total de 2019 (1.079). São 786 casos a mais que no ano anterior e uma pessoa morreu pela doença na cidade este ano, segundo os dados divulgados pela Prefeitura até o momento. Já em 2018 foram registrados 46 casos da doença. O recorde em Sorocaba foi a epidemia de 2015, quando mais de 50 mil casos de dengue foram registrados na cidade e 37 pessoas morreram em decorrência da doença.

Apesar do aumento este ano, a Secretaria da Saúde (SES) informa que, nessa época de pandemia, os agentes estão visitando somente as áreas externas dos imóveis, de máscaras, para reduzir o risco de contaminação pelo novo coronavírus.

Além disso, segundo a SES, a preocupação com a dengue ocorreu durante o período epidêmico (de janeiro a abril). Conforme a pasta, atualmente é o momento inter-sazonal, que é quando o número de casos é menor. A SES informa ainda que observará os meses de novembro e dezembro, para ver se haverá aumento de casos e, estrategicamente, se preparar para 2021.

Questionada sobre as ações de combate à dengue em Sorocaba, a SES informou os procedimentos, mas sem mencionar quando tais realizações são feitas. De acordo com a SES, as nebulizações são realizadas, normalmente, com a população aguardando do outro lado da rua, a uma distância de dois metros entre os núcleos familiares, para evitar aglomerações. As pessoas podem permanecer dentro das casas, fechando todas as portas e janelas, e colocando panos nos vãos das portas, para evitar a intoxicação pelo inseticida.

A preocupação com o aumento de casos de dengue é maior com a proximidade do calor e da época de chuvas. E água parada é sinônimo de local para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

Sorocaba já tem 1.865 casos de dengue Secretaria da Saúde diz que as nebulizações são realizadas regularmente. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (7/2/2020)

Cuidados

A SES orienta que é importante manter as lixeiras tampadas com os sacos plásticos bem fechados. Os pneus devem ser guardados secos em local coberto. Garrafas, frascos, potes, latas vazias e baldes descartáveis devem ser colocados no lixo ou virados e vazios de boca para baixo também em local coberto.

Manter ralos com pouco uso fechados e com uma colher de detergente ou sabão em pó. Após cada chuva ou ao lavar o quintal, repetir esse tratamento. Os pratos de vasos de plantas ou xaxins, dentro ou fora da casa, devem ser eliminados, pois acumulam água e são um dos criadouros preferidos do mosquito.

No caso de bromélias ou outras plantas que possam acumular água, o indicado é plantar em local coberto e molhar somente a terra, pois este tipo de planta acumula água e serve de criadouro para o Aedes aegypti. Vasilhas de água para animais domésticos devem ser escovadas com bucha e sabão todos os dias, para eliminar os ovos do mosquito e ter a água trocada.

As caixas d’água devem estar sempre tampadas e bem vedadas, e não se esquecer de colocar tela no buraco dos ralos do “ladrão”, pois o mosquito pode entrar por ali e colocar seus ovos dentro do reservatório. Para as bandejas de geladeiras, retirar sempre a água e escovar com água e sabão, deixando 1/4 de copo de detergente ou duas colheres de sabão em pó.

É essencial ficar atento a possíveis focos de água parada também na escola, no trabalho, vizinhos e em locais frequentados diariamente. Denúncias de criadouros do Aedes aegypti devem ser feitas por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento ou ainda nas Casas do Cidadão, e pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município (15) 99129-2426, das 8h às 17h. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos