Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba já soma 47 casos de dengue neste ano

23 de Janeiro de 2020 às 13:50

Combate ao mosquito da dengue remove criadouros Aedes aegypti é transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Crédito da foto: Divulgação

Sorocaba já soma 47 casos confirmados de dengue neste ano, informou na manhã desta quinta-feira (23) a Secretaria de Saúde (SES). O número de registros mais que dobrou desde o início da semana, já que na segunda (21) a SES confirmou a existência de 20 casos. Com isso, a pasta alerta para o risco de uma nova epidemia da doença.

Conforme o boletim epidemiológico, do total de casos, 28 são autóctones, 18 são importados e um segue indeterminado. O bairro com maior concentração de casos neste momento é o Jardim Simus. Há ainda 48 novas notificações de dengue em investigação.

[irp posts="205703" ]

 

O vírus dengue tipo 2 foi identificado em um caso importado da cidade de Iperó, mas cinco confirmações de dengue ainda aguardam resultados para identificação do tipo de vírus.

De acordo com a SES, há ainda um caso importado de chikungunya da cidade do Rio de Janeiro. Não há casos confirmados de febre amarela e zika.

[irp posts="208719" ]

 

Trabalho de campo para combate a dengue é de responsabilidade dos municípios. Crédito da foto: Secom Sorocaba

Combate ao mosquito

A dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana são doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A Prefeitura de Sorocaba divulgou orientações para combater o mosquito e pede a conscientização e sensibilização da população. "O trabalho diário da Zoonoses no extermínio desse vetor também precisa da colaboração dos cidadãos".

  • É importante manter as lixeiras tampadas com os sacos plásticos bem fechados. Os cidadãos devem guardar os pneus secos em local coberto. Garrafas, frascos, potes, latas vazias e baldes descartáveis devem ser colocados no lixo ou virados e vazios de boca para baixo também em local coberto. Manter ralos com pouco uso fechados e com uma colher de detergente ou sabão em pó. Após cada chuva ou ao lavar o quintal, repetir esse tratamento.
  • Todos os pratos de vasos de plantas ou xaxins, dentro ou fora da casa, devem ser eliminados, pois acumulam água e são um dos criadouros preferidos do mosquito. No caso de bromélias ou outras plantas que possam acumular água, o indicado é plantar em local coberto e molhar somente a terra, pois este tipo de planta acumula água e serve de criadouro para o Aedes aegypti.
  • Vasilhas de água para animais domésticos devem ser escovadas com bucha e sabão todos os dias, para eliminar os ovos do mosquito e ter a água trocada.
  • Além disso, as caixas d’água devem estar sempre tampadas e bem vedadas, e não se esquecer de colocar tela no buraco dos ralos do “ladrão”, pois o mosquito pode entrar por ali e colocar seus ovos dentro do reservatório, um excelente local com água limpa e parada para o vetor.
  • Para as bandejas de geladeiras, retirar sempre a água e escovar com água e sabão, deixando 1/4 de copo de detergente ou duas colheres de sabão em pó. Piscinas de grande e médio porte deverão ser tratadas com cloro em quantidade adequada para o tamanho. Caso estejam vazias, coloque 1 kg de sabão em pó no ponto mais fundo, assim as larvas não sobreviverão. As piscinas para crianças deverão ser escovadas e ter sua água trocada a cada 2 dias. Nas lajes, retire a água acumulada e providencie para que ela tenha um desnível em direção ao cano.
  • É importante verificar as calhas, se elas não estão entupidas. Remova folhas ou outros materiais que possam impedir o escoamento da água e mantenha a calha com um pequeno desnível, em direção ao cano. Para os vasos sanitários com pouco uso, coloque duas colheres de sopa de sabão em pó, repetindo entre tratamento após cada troca de água.
  • Para finalizar, os cuidados não devem ser somente na residência. É essencial ficar atento a possíveis focos de água parada na escola, no trabalho, vizinhos e em locais frequentados diariamente.

Denúncias

A Secretaria de Saúde informa que denúncias de criadouros do Aedes aegypti devem ser feitas por meio do canal 156, pelo site da Prefeitura ou ainda em uma das Casas do Cidadão. Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município através do número (15) 99129-2426, das 8h às 17h. Em seguida, uma equipe técnica vai ao local e faz a inspeção da área para tomar as devidas providências. (Com informações da Prefeitura de Sorocaba)