Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba já registrou mais chuva do que a média de todo o mês de fevereiro

10 de Fevereiro de 2020 às 12:11

A régua de monitoramento do nível do rio Sorocaba, instalada na altura da Praça Lions, está marcando 40 centímetros. Crédito da foto: Vinícius Fonseca

Sorocaba registrou em 10 dias um volume de chuva maior do que a média histórica para todo o mês de fevereiro, que é de 156 milímetros. Segundo a Defesa Civil, até esta segunda-feira (10) as precipitações chegaram a 250 mm na cidade.  Desse total, 100 mm de chuva caíram nas últimas 24 horas, segundo o balanço do órgão. Nos últimos três dias, o acumulado chega a 147 mm.

Os pluviômetros instalados em várias regiões da cidade apontam diferentes volumes de chuva acumulados nas últimas 24 horas. Foram registrados os seguintes índices: Aparecidinha: 71 mm; Aterro: 64 mm; Brigadeiro Tobias: 92 mm; ETA Cerrado: 52 mm; ETA Éden: 80 mm; Julio&Julio: 100 mm; Paço Municipal: 64 mm e Pq São Bento: 67 mm.

[irp posts="215755" ]

 

A régua de monitoramento do nível do rio Sorocaba, instalada na altura da Praça Lions, está marcando 40 centímetros. Segundo a Defesa Civil, quando ela atinge 70 cm há a ocorrência de alagamentos na avenida XV de Agosto. O alagamento na Praça Lions só acontece quando o nível do rio chega aos 150cm.

Oito casas foram inundadas na Vila dos Dálmatas. Crédito da foto: Vinícius Fonseca

Alagamento

Por conta das chuvas, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados para ocorrências na manhã desta segunda-feira. A situação na cidade continua sendo monitorada de forma permanente. Em diversos pontos, o trânsito está sendo orientado por agentes da Urbes - Trânsito e Transportes.

[irp posts="215783" ]

 

Na rua Américo Pimenta Vaz Guimarães, na Vila dos Dálmatas, região do Cajuru, oito casas foram inundadas parcialmente. Não há vítimas ou grandes perdas de ordem material. De acordo com a Defesa Civil, em apenas uma das casas a inundação foi maior e houve a necessidade da retirada do morador, que foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros.

Ruas e avenidas foram alagadas em Sorocaba. Crédito da foto: Vinícius Fonseca

Queda de árvore

Na rua Juvenal de Campos, pista sentido Sorocaba-Votorantim, logo após a entrada do Jardim Santa Fé, uma árvore acabou caindo e bloqueou parcialmente a pista, causando lentidão no trânsito. Uma equipe dos Bombeiros desbloqueou a pista e a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura está no local, providenciando a remoção dos galhos.

[irp posts="215761" ]

Galeria

Confira a galeria de fotos