Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba integra Conselho Municipalista no combate ao coronavírus

08 de Maio de 2020 às 16:23
Ana Claudia Martins [email protected]

Prefeita Jaqueline Coutinho faz balanço de 30 dias do governo Objetivo é ampliar o diálogo e pactuação das ações entre as prefeituras paulistas e o governo estadual. Crédito da Foto: Fábio Rogério (4/9/2019)

 

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PSL), passa a integrar o Conselho Municipalista criado pelo governo do Estado de São Paulo, contra o novo coronavírus. Jaqueline participou no início da tarde desta sexta-feira (8) da entrevista coletiva do governador João Doria (PSDB), no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, onde a criação do novo conselho foi anunciada.

O Cruzeiro do Sul questionou a Prefeitura de Sorocaba sobre como será a participação da prefeita como representante da cidade e da RMS, mas até o momento não houve resposta.

Segundo o governo do Estado, o Conselho Municipalista reúne prefeitos de 15 grandes cidades paulistas, entre elas Sorocaba, além da cidade de São Paulo. Jaqueline Coutinho representará a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) no Conselho Municipalista.

Conforme o Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi, o Conselho deve se reunir semanalmente para discutir as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, que tem crescido no interior do Estado. O objetivo é ampliar o diálogo e pactuação das ações entre as prefeituras paulistas e o governo estadual.

Também durante a entrevista coletiva, o governador João Doria falou que somente no mês de abril os casos confirmados de covid-19 aumentaram 3.300% no interior paulista.

Ainda de acordo com o governo estadual, os prefeitos que fazem parte do Conselho Municipalista terão diálogos permanentes com o Estado no sentido de discutir ações, medidas, estratégias e demais medidas para enfrentar a pandemia do novo coronavírus em todo o interior paulista.

O Estado também demonstrou preocupação com as taxas de isolamento social das cidades paulistas, que estão abaixo do esperado. Segundo levantamento estadual, as cidades paulistas vem enfrentando baixas taxas de isolamento social, abaixo dos 50%, o que inclui Sorocaba.

Nesta semana, a cidade registrou os índices mais baixos desde o lançamento do decreto municipal que instituiu a quarentena, em 23 de março. Ao longo de dez dias, a taxa de adesão caiu 13 pontos e o número de infectados subiu 80%, totalizando 208 casos até esta quinta-feira (7).

O pior percentual foi marcado na segunda-feira, dia 4, quando apenas 43% da população permaneceu em suas residências. Nos dois dias seguintes, terça e quarta-feira, o número chegou a 44%. Os dados foram divulgados ontem pelo Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo (SIMISP).

Além de Sorocaba, também fazem parte do Conselho Municipalista as cidades de Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Araraquara, entre outros.

A quarentena no Estado foi prorrogada até o dia 31 de maio e o governo desistiu de flexibilizar a medida. O anúncio foi feito pelo governador nesta sexta, durante a mesma entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

Na ocasião, Doria deveria anunciar uma flexibilização das regras da quarentena, o chamado Plano São Paulo, a partir do próximo dia 11, mas por contas do aumento do número de casos de covid-19, em todo o Estado, ele desistiu.

Ainda na coletiva, um estudo divulgado pelo governo estadual prevê, que até o fim de maio, o Estado pode ter entre 9 e 11 mil mortos pelo novo coronavírus. Além disso, é possível que o Estado tenha entre 90 e 100 mil casos no mesmo período. Isso levando-se em conta uma taxa de isolamento social ao menos 55%, ou, então, o cenário poderá ser pior. (Ana Cláudia Martins)

[irp posts="247839" ]