Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba inicia segunda etapa de vacinação contra gripe nesta quinta-feira

15 de Abril de 2020 às 17:31

Campanha de vacinação contra a gripe será antecipada devido ao coronavírus Vacina para combater o vírus da gripe. Crédito da foto: Rodrigo Nunes / MS (23/4/2018)

Sorocaba inicia, a partir desta quinta-feira (16), a segunda etapa de vacinação contra a gripe. As doses serão oferecidas a um novo público-alvo.

A lista inclui portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de funcionários do sistema prisional. A vacina será oferecida também aos caminhoneiros, motoristas de transporte público e portuários.

O público-alvo da primeira etapa ainda poderá receber a vacina. Fazem parte os idosos, profissionais da área de saúde e membros das forças de segurança e salvamento.

Horários

A aplicação da vacina acontece das 9 horas às 16 horas em áreas externas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em escolas municipais e num centro esportivo da cidade. São ao todo 33 locais vinculados às 32 UBSs e ao Serviço de Assistência Municipal Especializada (Same).

O Same ficará responsável apenas em vacinar os pacientes do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais. A intenção dessa estratégia é evitar que pessoas do grupo de risco, como idosos e pessoas com doenças crônicas, tenham contato com outros pacientes destas unidades, além de evitar a aglomeração e o espaço fechado.

Meta

Segundo a Secretaria da Saúde (SES), a meta da vacinação é de 90% do público-alvo de 206.602 munícipes. Ou seja, 185.942 pessoas que pertencem aos grupos indicados da campanha devem ser vacinadas. As doses e insumos são fornecidos pela Secretaria Estadual da Saúde.

[irp posts="239655" ]

 

Até o momento, 89,08% (58.707) dos idosos e 75,42% (13.193) dos profissionais da saúde, já foram imunizados na cidade. Um total de 719 membros das forças de segurança e salvamento receberam a aplicação da vacina. Segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal, já foram aplicadas 72.619 doses no município, de acordo com dados da cobertura vacinal do dia 8 de abril.

Vacinação para professores

Na terceira e última etapa da vacinação, que inicia em 9 de maio, além dos grupos anteriores, deverão ser vacinadas crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), adultos de 55 a 59 anos e professores da rede pública e privada. A campanha vai até o dia 22 de maio. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)