Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba ganha posto para testes com nitazoxanida

04 de Julho de 2020 às 00:01

Sorocaba ganha posto para testes com nitazoxanida O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, foi recebido pela prefeita Jaqueline Coutinho e o gestor da Santa Casa, padre Flávio Jorge Miguel Júnior. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (3/7/2020)

O ministro Marcos Pontes esteve ontem em Sorocaba para a instalação de um posto da campanha #500VoluntáriosJÁ, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que mobiliza voluntários a participar dos testes clínicos com a nitazoxanida no combate ao novo coronavírus. O MCTI afirma que o remédio demonstrou eficácia de 94% nos testes in vitro, e o objetivo agora é avaliar a eficácia do tratamento em pessoas com sintomas iniciais de gripe, como febre, tosse e fadiga, ou casos confirmados de Covid-19.

O ministério montou um posto de atendimento em frente à Santa Casa, onde as pessoas podem se inscrever para participar dos estudos. Os voluntários são testados e, em caso positivo para o novo coronavírus, recebem os medicamentos para tomar em casa, são acompanhados por oito dias e devem retornar para refazer os testes.

O ministro Marcos Pontes detalhou a estratégia que resultou nos testes com a nitazoxanida, chamada de reposicionamento de fármacos.

“No eixo de ciência, nossa prioridade foi a reposição de medicamentos, a produção de testes diagnósticos, produção de vacinas, o estudo da patogênese e em quinto um acompanhamento de tudo o que está acontecendo para que o Brasil esteja preparado para as próximas pandemias. A reposição de medicamentos é usar um remédio que já foi testado para uma doença e usar para outro problema. Isso é muito mais rápido. Um medicamento desenvolvido do zero leva 10 anos, e a gente não tem esse tempo”, citou.

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PSL), participou da ação e ressaltou o papel da Santa Casa no tratamento dos pacientes de Covid-19 na cidade, assim como as ações tomadas pelo município e governo federal no enfrentamento da doença. “Hoje, o Brasil e o mundo passam por um momento de grave crise, com consequências na saúde, economia e sociedade. Nós só conseguiremos vencer com ações como essa do MCTI. É a ciência de que, mais do que nunca, o Brasil precisa para dar suporte às ações de combate ao coronavírus. Em Sorocaba, nós ampliamos as testagens, leitos e UTIs. O governo federal está fazendo sua parte, assim como Sorocaba também está fazendo sua lição de casa”, detalhou.

Nitaxozanida

Utilizando inteligência artificial em testes com 2 mil fármacos, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social vinculada ao MCTI, identificou cinco remédios com potencial para combater a replicação do novo coronavírus. Um deles, a nitazoxanida, reduziu em 94% a carga viral em células infectadas in vitro. Em seguida começaram dois protocolos de testes com o medicamento.

O primeiro é direcionado para pacientes com sintomas de pneumonia, e hoje tem cerca de 200 participantes em 21 hospitais em todo o país. O segundo protocolo é voltado a pessoas com sintomas iniciais de gripe. Com a participação de 500 voluntários os pesquisadores poderão publicar os resultados dos estudos e determinar a eficácia da nitaxozanida no tratamento da Covid-19. (Da Redação, com informações do MCTI)