Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba está em epidemia de dengue com 104 casos confirmados

03 de Fevereiro de 2020 às 10:57
Ana Claudia Martins [email protected]

Os dados sobre a dengue foram atualizados em coletiva de imprensa no Paço Municipal. Crédito da foto: Emídio Marques

Sorocaba já está em epidemia de dengue por conta dos casos da doença registrados na cidade em 2020. No total foram confirmados 104 casos até o último dia 31. Do total, 76 são autóctones e 25 importados, ou seja, pacientes que se contaminaram em outros municípios. Em 2019, Sorocaba registrou no total 1.076 pessoas com a doença.

As informações sobre a situação da dengue na cidade foram divulgadas na manhã desta segunda-feira (3), em entrevista coletiva no salão de vidro do Paço Municipal, por meio da Secretaria da Saúde (SES) e da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Zoonoses.

Segundo a SES, o cenário é bastante preocupante por conta do aumento de casos de dengue na cidade, que está bastante elevado já no primeiro mês de 2020. Além disso, outra preocupação é a circulação do sorotipo 2 da doença, que é mais perigoso e está em circulação em Sorocaba.

Por conta disso, a SES pede a colaboração de todos os moradores da cidade no combate ao mosquito Aedes aegypti. “Se cada pessoa realizar limpeza semanal de sua casa, eliminando possíveis criadouros de dengue, iremos reduzir o número de pessoas com a doença”, aponta a SES.

Casos de dengue crescem 605% no Estado de São Paulo Outra preocupação é a circulação do sorotipo 2 da doença, que é mais perigoso e está em circulação em Sorocaba. Crédito da foto: Christophe Simon/ AFP (09/12/2015)

Conforme a pasta, todas as pessoas que apresentarem febre de início súbito, acompanhada de dores no corpo e dor de cabeça, devem procurar imediatamente atendimento médico. “Havendo a suspeita de dengue o paciente deverá permanecer afastado de suas atividades laborais e escolares até ser descartado a suspeita, por exame específico, ou até sua recuperação.

Bairros

De acordo com a SES, os bairros com maior ocorrência de casos de dengue estes estão localizados nas áreas de abrangência das UBSs do Jardim Rodrigo, Vila Hortência e Jardim Simus. No entanto, conforme a pasta, todas as áreas da cidade apresentaram casos positivos da doença em 2020.

Além dos 104 casos confirmados até o último dia 31, só em 2020 foram 802 notificações, 69 em investigação, 629 descartados e nenhum óbito. Em 2019 houve um óbito por dengue em Sorocaba.