Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba e Votorantim seguem vacinando os idosos agendados

05 de Março de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Sorocaba e Votorantim seguem vacinando os idosos agendados Sistema drive-thru funciona no Instituto Humberto de Campos, das 8h às 17h. Crédito da foto: Fábio Rogério (4/3/2021)

Sorocaba continua a vacinação contra a Covid-19 hoje (5) e irá aplicar, no total, 1,4 mil doses em idosos de 80 anos ou mais, que não conseguiram se vacinar na primeira oportunidade. A aplicação da primeira dose nesse público será pelo sistema drive-thru, no Instituto Humberto de Campos, das 8h às 17h. Todas as doses de hoje já foram agendadas, e serão utilizadas doses da vacina AstraZeneca, da Oxford.

Para hoje, também, está prevista a chegada de mais de 15 mil doses da vacina contra a Covid-19 na sede do GVE estadual, em Sorocaba, para dar continuidade a vacinação dos idosos, para as demais faixas etárias. Além disso, 442 doses foram enviadas às instituições (asilos e lares) para a aplicação da segunda dose nos idosos, que também receberam a primeira dose no dia 4 de fevereiro.

Também foram vacinados com a 2ª dose, 4.860 profissionais da saúde que não atuam na linha de frente de combate à pandemia. Eles foram vacinados no mesmo local e horário da data agendada da primeira dose, ou seja, em uma das seis UBSs.

Sorocaba já vacinou mais de 34 mil pessoas, entre idosos com 79 anos ou mais, e profissionais da saúde. A cidade já recebeu do Estado um total de 56.327 doses das vacinas contra a Covid-19, sendo 13.540 da AstraZeneca e 42.787 da Coronavac. 37.877 foram destinadas para a aplicação da primeira dose e 18.450 para uso na segunda dose.

Chuva cancela

A forte chuva que atingiu Votorantim, na tarde de ontem (4), motivou o cancelamento de parte da vacinação contra a Covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde, as pessoas agendadas para ontem e que não conseguiram ser vacinadas devido ao mau tempo devem retornar hoje (5) para serem vacinadas. O trabalho será destinado a pessoas entre 80 e 84 anos de idade (1ª dose) e a profissionais de saúde (2ª dose). A vacina será aplicada em 50 idosos dessa faixa etária, entre 8h e 9h, na praça Lecy de Campos. O trabalho será feito no sistema drive-thru.

Já os idosos entre 77 e 79 anos voltarão a receber a vacina a partir da próxima semana, a partir de segunda-feira (8).

As doses serão destinadas somente aos idosos cujos nomes estão contidos na lista produzida pela Secretaria de Saúde. Essas pessoas fizeram um cadastro em uma UBS. No momento de receber a vacina, a pessoa deverá apresentar um documento pessoal e um comprovante de residência contendo o próprio nome. O idoso receberá um cartão de vacinação e nele constará a data da segunda dose.

Já os profissionais de saúde continuam a receber a segunda dose. Hoje, a aplicação será feita em dois locais: na praça Lecy de Campos e na avenida Antônio Castanharo, perto do número 555, no Parque Jataí. Nos dois locais, a vacina será aplicada no sistema drive-thru. Esse grupo de profissionais de saúde selecionado para ser vacinado hoje recebeu a primeira dose até o dia 9 de fevereiro. (Ana Cláudia Martins)