Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba e região recebem primeiras doses da vacina da Oxford/AstraZeneca

26 de Janeiro de 2021 às 13:40
Ana Claudia Martins [email protected]

A região de Sorocaba receberá 21,9 mil doses. Desse total, a cidade ficará com 7 mil. Crédito da foto: Divulgação/ Governo do Estado de São Paulo

A região de Sorocaba recebeu, no início da tarde desta terça-feira (26), a primeira remessa da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19. No total, foram enviadas pelo governo estadual 21,9 mil doses e Sorocaba ficará com sete mil. A Prefeitura de Sorocaba não informou se iniciará a imunização já nesta terça ou na quarta (27). O Cruzeiro do Sul questionou o governo estadual para saber quais cidades da região irão receber as demais 14,9 mil doses da vacina, mas a assessoria de imprensa informou que tais dados devem ser buscados com as prefeituras.

Na segunda-feira (25), o governo estadual anunciou que iniciou, pela manhã, a distribuição de 501 mil doses da vacina da Fiocruz (Oxford/AstraZeneca) aos Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVE), visando abastecer os 645 municípios paulistas. Deste modo, cada cidade deve retirar seu respectivo quantitativo no GVE da região onde está localizada.

Assim, os municípios que pertencem ao GVE da região de Sorocaba devem retirar suas grades dos imunizantes na sede do órgão, que fica no bairro Jardim Maria do Carmo. Segundo a Secretaria da Saúde (SES), com o novo quantitativo de vacinas para Sorocaba, os trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 e que ainda não se vacinaram serão imunizados com a primeira dose, como parte da primeira etapa da Campanha Municipal. "Com essas novas doses, terminaremos de imunizar os funcionários dos hospitais, do transporte hospitalar e iniciar a vacinação nos laboratórios que colhem exames da Covid-19", afirma o médico e secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues.

As doses da vacina chegaram por volta das 12h30, e carros da Prefeitura de Sorocaba farão a retirada dos imunizantes para levar até a Sala Central de Vacinas do município, segundo cronograma estipulado pelo Estado para as 15 horas desta quarta-feira (27).

De acordo com a SES, conforme forem sendo enviadas novas doses de vacinas, serão atendidos os demais trabalhadores da saúde, até que se complete o número total de 23 mil profissionais da área, aproximadamente.

A SES informa ainda que, uma vez protegidos os profissionais da saúde com as duas doses necessárias, será iniciada a vacinação em idosos, com atendimento de forma escalonada, conforme cronograma do Programa Nacional de Imunização.

9.280 doses de CoronaVac já aplicadas

Em Sorocaba, 100% da primeira remessa de vacinas CoronaVac já foram aplicadas em profissionais da saúde, que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus. Nesta primeira etapa, a cidade recebeu o total de 9.280 doses.

Segundo a SES, a cidade contabilizou, nesta segunda (25), 100% de aplicação das 9.280 doses da vacina contra a Covid-19, vindas na primeira remessa entregue pelo governo do Estado. De acordo com a pasta, a primeira leva foi priorizada aos trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus. Todas as doses foram distribuídas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Urgência e Emergência, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além dos hospitais públicos e privados da cidade, informa a Vigilância Epidemiológica. “Todas as vacinas recebidas foram utilizadas na imunização dos grupos prioritários, como dose inicial, pois o Estado se comprometeu em enviar, posteriormente, a quantidade necessária para a segunda dose”, disse o secretário da Saúde. (Ana Cláudia Martins) 

Galeria

Confira a galeria de fotos