Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba é destaque entre as maiores do saneamento

16 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Sorocaba é destaque entre as maiores do saneamento Investimentos no sistema de captação e tratamento de água contribuiram para a colocação no ranking. Crédito da foto: Divulgação / Saae Sorocaba

Em pesquisa realizada com enfoque no setor de saneamento do Brasil, que a partir dos dados obtidos estabeleceu um ranking nacional, Sorocaba aparece como destaque entre as principais cidades do País, ocupando a 3ª colocação entre as operadoras municipais e a 25ª posição no cômputo geral, que engloba os grupos empresariais privados e as grandes empresas estaduais do segmento.

Para a elaboração do ranking, as operadoras de saneamento das cinquenta maiores cidades do Brasil responderam a questionário composto por 36 itens, fornecendo informações sobre os diversos aspectos relacionados aos serviços oferecidos, tais como total de investimento realizado nos últimos dois anos; receita operacional líquida; número de funcionários próprios e terceirizados; população da cidade em que opera; percentual da população que é atendida com abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto; volume de água tratada; volume de esgoto coletado e tratado; número de Estações de Tratamento de Água e de Esgoto; extensão das redes de distribuição de água e de coleta de esgoto; valor médio das tarifas de água e esgoto; principais projetos em execução e programados; fontes de financiamentos e projetos ambientais, entre outros. “Essa é mais uma indicação de que Sorocaba está no caminho certo, também no setor do saneamento, e o resultado de destaque de nossa cidade numa pesquisa e num ranking em nível nacional nada mais é do que o reflexo e a premiação ao trabalho desenvolvido em nosso município, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto”, enfatiza a prefeita Jaqueline Coutinho.

A pesquisa e o ranqueamento que coloca Sorocaba e o Saae entre os melhores serviços de saneamento do País foram realizados por empresa editorial especializada no segmento, a Signus Editora Ltda., com sede em São Paulo, e que por meio de sua principal publicação, a revista Saneamento Ambiental que já possui 30 anos de circulação, divulga em sua última edição recém-lançada o trabalho desenvolvido, estampando em sua capa o título “As Maiores do Saneamento”.

O questionário realizado pela publicação especializada estabeleceu como principais itens para a definição do seu ranking os investimentos realizados nos dois últimos anos e as obras e projetos executados e programados. Em 2018 Sorocaba investiu R$ 19.383.980,36, que foi quase quadruplicado em 2019, quando foram investidos R$ 77.705 000,00.

Mais obras

Atualmente, o Saae de Sorocaba desenvolve ações e obras em todas as suas frentes de atuação, que englobam a captação, adução, tratamento, reservação e distribuição de água; coleta, afastamento e tratamento de esgoto; e captação e drenagem de águas pluviais. “Em nossa diretoria de água, por exemplo, o destaque fica para o novo sistema produtor de água tratada que vem sendo construído, a Estação de Tratamento de Água Vitória Régia, que vai significar mais 750 litros de água por segundo sendo tratados e distribuídos à população, além do nosso programa de controle de perdas, que está em pleno desenvolvimento, com a instalação de macromedidores e válvulas reguladoras de pressão”, destaca o diretor-geral da autarquia, Mauri Gião Pongitor.

[irp posts="218085" ]

 

Na área do esgoto, estão sendo executadas obras de ampliação da maior e principal Estação de Tratamento da cidade, a ETE S1, que está sendo duplicada em todas as suas unidades de tratamento.

Na área da drenagem, além da ampliação do sistema e galerias em regiões onde pontos de alagamentos são detectados, como nas obras da Vila Helena recentemente entregues, no ano passado foi concluído o Reservatório de Detenção de Cheias do córrego Água Vermelha, com duas bacias de contenção em pleno funcionamento, e neste mês está sendo finalizada a adequação da canalização do córrego Supiriri, também com o objetivo de eliminar pontos de alagamentos em períodos de fortes chuvas, detalha o diretor-geral da autarquia, Mauri Gião Pongitor. (Da Redação, com informações do Saae/Sorocaba)