Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba deverá receber novas doses da vacina contra a Covid-19

25 de Janeiro de 2021 às 16:15
Ana Claudia Martins [email protected]

Sorocaba deve ter novas doses para imunização contra covid-19. Crédito da foto: Punit Paranjpe /AFP

Sorocaba deverá receber entre 7 mil a 20 mil novas doses da vacina contra a Covid-19. As novas doses podem chegar ainda nesta segunda (25) ou terça-feira (26). A informação é do secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues. Segundo ele, a vacinação na cidade continuará para os profissionais da linha de frente no combate ao novo coronavírus, e também para os demais profissionais da saúde. No total, segundo a pasta, a cidade possui cerca de 23 mil profissionais da área da saúde.

Já o governo estadual, por meio da Secretaria de Saúde do Estado, informou na manhã desta segunda-feira (25), que a região de Sorocaba deverá receber no total 21,9 mil até esta terça-feira. “O governo estadual iniciou na manhã desta segunda-feira a distribuição de 501 mil doses da vacina da Fiocruz (Oxford/AstraZeneca) aos Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVE), visando abastecer os 645 municípios”, informou.

Conforme o Estado, a saída dos caminhões começou em menos de 24 horas após o recebimento da remessa no Centro de Distribuição e Logística estadual da capital. “As grades devem chegar às regiões entre segunda e terça, e cada cidade retirará seu respectivo quantitativo no GVE da região onde está localizada”, divulgou o governo estadual. O secretário da Saúde de Sorocaba afirma ainda que a cidade deverá receber novos lotes da vacina CoronaVac, que é produzida pela Sinovac em parceria do Instituto Butantan, e também lotes da vacina Oxford-AstraZeneca.

Imunização dos profissionais da saúde

De acordo com Vinícius Rodrigues, assim que as vacinas chegarem a imunização continuará para os profissionais da saúde da linha de frente da Covid-19. “A estimativa é que a maioria desses profissionais já foi imunizada em Sorocaba. Daí partiremos para a vacinação dos demais profissionais da saúde durante essa semana”, disse o secretário.

Lembrando que quem já foi imunizado com a primeira dose da vacina CoronaVac deverá tomar a segunda dose após 21 dias.

Sorocaba recebeu do governo estadual na primeira remessa de vacinas contra a Covid-19 o total de 9.280 doses da CoronaVac, no último dia 19. E iniciou a imunização dos profissionais da saúde, que atuam na linha de frente de combate ao novo coronavírus no dia seguinte: 20 de janeiro.

A imunização ocorreu nos próprios locais de trabalho como nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas demais unidades municipais de saúde, como as UPHs Norte e Leste, e também nos hospitais públicos e privados da cidade, em um total de nove unidades hospitalares.

Etapas da campanha

Na primeira etapa da campanha, nos dois hospitais estaduais de Sorocaba, Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), e novo Hospital Regional Adib Domingos Jatene, cerca de 2 mil profissionais da saúde foram imunizados, sendo 1 mil no CHS e mais 928 no novo Regional. Já a Santa Casa de Sorocaba informou que também recebeu 1 mil doses para vacinar seus funcionários da linha de frente.

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, do total de 9.280 doses de CoronaVac recebidas, 6.540 foram distribuídas aos hospitais públicos e privados da cidade. (Ana Cláudia Martins)