Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba deverá receber doses da vacina contra Covid-19 nesta terça (19)

18 de Janeiro de 2021 às 13:53
Ana Claudia Martins [email protected]

A quantidade de doses em Sorocaba não foi informada. Crédito da foto: Wang Zhao/ AFP

Sorocaba deverá receber as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 nesta terça-feira (19) do governo estadual. Porém, a quantidade não foi informada.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, na primeira etapa da imunização, que será realizada somente com os grupos prioritários, no total, 105 mil pessoas deverão ser imunizadas, sendo 23 mil profissionais da área da saúde. A estimativa é que cerca de 500 profissionais sejam mobilizados para o início da campanha.

O Cruzeiro do Sul questionou a Prefeitura de Sorocaba e o governo estadual sobre quantas doses serão encaminhadas para Sorocaba, mas a quantidade não foi informada.

A Prefeitura informou que uma reunião, com todas as secretarias municipais envolvidas na campanha de vacinação, será realizada ainda nesta segunda-feira (18), mas o local e o horário não foi informado.

No evento, serão definidos os detalhes da logística de recebimento e aplicação das vacinas na cidade. A Prefeitura informou que as informações a respeito serão divulgadas em uma entrevista coletiva, que deverá ocorrer nesta terça (19).

Já o governo estadual divulgou, por meio de nota, que, a partir desta terça (19), grades de vacinas e insumos serão enviadas a polos regionais para redistribuição às prefeituras, com recomendação de prioridade a profissionais de saúde, que atuam no combate à pandemia.

“Os municípios também deverão imunizar a população indígena com apoio de equipes da atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo as estratégias adequadas ao cenário local. Cada hospital será responsável pelo preenchimento dos sistemas de informação oficiais definidos pela Secretaria de Estado da Saúde para monitoramento da campanha”, informou.

Sobre a quantidade de doses para as cidades, o governo estadual informou somente que a divisão das grades considerou o quantitativo proporcional de vacinas esperado para o Estado, conforme o PNI Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.

“O total de 1,5 milhão de doses é a referência para trabalhadores de saúde baseado na última campanha de vacinação contra a gripe.”

Como sede do Departamento Regional de Saúde (DRS-16), Sorocaba deverá receber as doses da vacina contra a Covid-19 da cidade e também dos demais 47 municípios da região de abrangência do órgão estadual. Em seguida, os imunizantes deverão ser distribuídos para os municípios.

Calendário de vacinação

Neste domingo (18), por meio de uma publicação nas redes sociais, a Prefeitura de Sorocaba divulgou o calendário de vacinação contra a Covid-19. Prevista para começar na próxima segunda-feira (25), a campanha de imunização poderá ser antecipada na cidade.

Em outra postagem em redes sociais, nesta segunda (18), o secretário da Saúde, Vinícius Rodrigues, informou que a cidade está preparada para iniciar a vacinação e que todas as exigências para receber as vacinas foram cumpridas. Segundo Rodrigues, assim que a vacina chegar, a campanha será iniciada.

Também no último domingo (17), após aprovação do uso emergencial no Brasil, pela Anvisa, das vacinas CoronaVac e AstraZeneca, em uma live, em redes sociais, o prefeito Rodrigo Manga disse que Sorocaba possui mais de 1 milhão de seringas disponíveis e 600 mil agulhas, que estão reservadas para a campanha.

Se a campanha não for antecipada, o calendário de vacinação contra a Covid-19 em Sorocaba será da seguinte forma: de 25 de janeiro a 5 de fevereiro serão vacinados trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas. De 8 a 12 de fevereiro, pessoas com 75 anos ou mais. De 15 a 19 de fevereiro, pessoas entre 70 e 74 anos. De 22 a 26 de fevereiro, pessoas entre 65 e 69 anos. E de 1º a 5 de março, pessoas entre 60 e 64 anos.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, os locais de imunização serão Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pontos no sistema drive-thru. A quantidade de locais e horários ainda não foi informado.

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, a segurança foi reforçada na Central de Vacinas do município, onde foram instalados geradores de energia, por conta da refrigeração necessária para o acondicionamento das doses.

Profissionais da saúde ficarão de plantão no local, durante a madrugada, para medir a temperatura dos freezers que irão receber os imunizantes.

Cadastro de idosos acamados

A Secretaria da Saúde (SES) está cadastrando idosos acamados, pessoas com mais de 60 anos, que necessitem de cuidados de saúde dentro de sua residência, pela impossibilidade de se deslocarem à UBS. O cadastro deverá ser feito pessoalmente em uma UBS por um membro da família ou cuidador do paciente.

 

Para o cadastramento do acamado para a vacinação, um responsável por ele precisa formalizar o pedido na UBS, fornecendo o nome, endereço completo e telefone do paciente.

O cuidador ou familiar precisará estar munido do seu documento pessoal no ato da solicitação. Já aqueles pacientes que são atendidos pelo SAD (Serviço de Atendimento Domicilar) ou Médico da Família, e que estão veiculados às ações de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da SES, serão imunizados durante a campanha pelas equipes desse programa, não necessitando de cadastro. (Ana Cláudia Martins)