Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba deve ter 13 candidatos a deputado

31 de Julho de 2018 às 09:18
Ana Claudia Martins [email protected]

Eleições deste ano serão para presidente da República, senadores, governadores e deputados. Crédito da foto: Emídio Marques / Arquivo JCS (24/9/2012)

Restando menos de uma semana para o término do prazo para a realização das convenções dos diretórios estaduais, quando são escolhidos os candidatos aos cargos eletivos e definidas as coligações, Sorocaba deverá ter pelo menos 13 candidatos, sendo sete a deputado estadual e outros seis a federal. Segundo a lei das eleições (nº 9.504/1997), as convenções devem ocorrer no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano eleitoral. Os cinco deputados que já representam Sorocaba e região -- três na Assembleia Legislativa do Estado (Alesp) e dois na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF) --, serão candidatos nas próximas eleições. A maioria dos partidos que terá candidatos a deputado estadual e federal representando Sorocaba já realizou suas convenções. Outros a farão no próximo sábado. O prazo para o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral é 15 de agosto.

Em convenção realizada no sábado (28), no Expo Barra Funda, em São Paulo, o PSDB confirmou os nomes dos atuais deputados Maria Lúcia Amary e Vitor Lippi, respectivamente, como candidatos a estadual e federal. No mesmo local e data, o DEM também realizou sua convenção, mas não indicou nenhum representante sorocabano para as vagas. O vereador Rodrigo Manga, cogitado como pré-candidato a deputado disse que não participará do pleito e que irá dar continuidade ao seu mandato como vereador em Sorocaba.

Na mesma data, o PT indicou o nome de Hamilton Pereira para deputado estadual e de Izídio de Brito para deputado federal, durante a convenção estadual do partido, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos na Capital.

O MDB também realizou sua convenção estadual no sábado, no Clube Sírio Libanês na Capital, mas indicou por Sorocaba somente o nome do vereador Vitão do Cachorrão como candidato a deputado federal pelo partido. Outro vereador do partido na cidade, Fernando Dini, era cogitado como candidato, mas seu nome foi descartado por estratégia política, segundo ele disse. "Não serei candidato. Após uma reunião com o grupo político do qual faço parte, decidimos dar continuidade ao nosso trabalho de vereador na Câmara".

Também no sábado, na Câmara Municipal de São Paulo, o Psol confirmou a candidatura de Raul Marcelo a deputado estadual por Sorocaba e de Rodrigo Chizolini a deputado federal, por Votorantim.

O Podemos indicou o nome do vereador Fausto Peres como único candidato a deputado estadual na região pelo partido, além do empresário do ramo de ecoenergia, Luiz Cláudio Santos Rosa, para deputado federal por Sorocaba. A convenção estadual do partido foi realizada no dia 22 de julho.

O PV sorocabano indicou o nome de Mônica dos Animais como candidata a deputada federal pelo partido. Ela foi candidata a vereadora pelo partido na cidade nas últimas eleições municipais, mas não foi eleita. Segundo o presidente do partido em Sorocaba, Jessé Loures, o PV ainda poderá indicar algum nome para deputado estadual. Já o PRB definiu o nome do ex-vereador Hélio Godoy como candidato a deputado estadual pelo partido, na convenção realizada no último sábado. O Cruzeiro do Sul não conseguiu contato com Godoy, por meio do celular dele. 

 

Mais candidatos

A vice-prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, deverá ter seu nome oficializado pelo PTB como pré-candidata a deputada estadual pelo partido na convenção estadual, que será realizada no sábado (4), na Assembleia Legislativa, na Capital. Ela disse que sua candidatura atende a um pedido do partido nacional e estadual e também para dar continuidade às ações dela do plano de governo, que alega estar impedida de executá-la como vice-prefeita.

Já o PSB real

izará, na mesma data, a convenção estadual do partido, onde indicará os nomes dos atuais deputados Carlos Cezar (estadual) e Jefferson Campos (federal). O evento será realizado no Palácio do Trabalhador, no bairro da Liberdade, na capital, das 10h às 17h.

Já o Pros, cujo partido tem o vereador e pastor Luís Santos na Câmara de Sorocaba, já realizou sua convenção estadual no dia 21 de julho em São Paulo, mas segundo a assessoria de imprensa do parlamentar ele ainda não definiu se será ou não candidato a deputado federal pelo partido.

Galeria

Confira a galeria de fotos