Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba decreta Estado de Emergência por conta do coronavírus

13 de Março de 2020 às 19:47

Bandeirão do Paço é substituído Fachada do prédio da Prefeitura de Sorocaba. Crédito da foto: Emidio Marques (5/9/2019)

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, assinou decreto declarando a cidade em Estado de Emergência por conta dos casos do coronavírus (Covid-19). A medida foi tomada após casos suspeitos na cidade terem subido de 16 registrados quinta-feira (12) para 23 nesta sexta-feira (13), de acordo com o novo boletim da Vigilância Epidemiológica.

Ministério da Saúde confirma 98 casos do novo coronavírus no Brasil Homem limpa cadeiras em aeroporto. Crédito da foto: Joseph Prezioso / AFP (13/3/2020)

Na tarde desta sexta-feira (13), membros do governo se reuniram para discutir sobre os casos suspeitos de coronavírus no municípios. Eles também debateram as medidas a serem adotadas, entre as quais a publicação do Decreto de Emergência na Saúde Pública.

Por meio de nota, o governo informou que a adoção da medida, na avaliação da prefeita e dos técnicos da área da Saúde da Prefeitura, faz com que o poder público continue tratando a questão com a devida prudência e responsabilidade. A decisão também garante ao município a agilidade na adoção de medidas mais fortes e imediatas de enfrentamento da doença, caso isso seja necessário.

Medidas

Entre as medidas descritas constam isolamento, quarentena, determinação de realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, coletas de amostras clínicas, vacinação e outras medicas profiláticas. A lista conta ainda com tratamentos médicos específicos, estudo ou investigação epidemiológica, exumação, necrópsia, cremação e manejo de cadáver.

O decreto ressalta que poderá ser adotada a requisição de bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização. Também destaca ainda que poderá haver autorização excepcional e temporária para importação de produtos sujeitos à Vigilância Sanitária em registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

[irp posts="227512" ]

 

O decreto, em seu artigo 5º, destaca ainda quer todo o órgão público municipal deverá afixar mensagens sobre os cuidados de prevenção sobre o coronavírus. Outra medida importante contida no decreto, ressalta que a Secretaria Municipal de Saúde deverá fazer publicar por seus meios oficiais as recomendações que entender necessárias para o combate do surto decorrente do coronavírus.

Higiene

Os serviços de limpeza na rodoviária e nos terminais de ônibus Santo Antonio e São Paulo serão reforçados em Sorocaba. A medida da Prefeitura servirá para tentar amenizar a transmissão do vírus covid-19 (coronavírus) nos espaços públicos sob responsabilidade da Urbes Trânsito e Transportes. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)