Sorocaba cria ‘Tele Corona’ para esclarecer dúvidas sobre a Covid-19
Os cidadãos poderão tirar dúvidas sobre uma série de assuntos relacionados ao coronavírus. Crédito da foto: Pxhere
A Prefeitura de Sorocaba criou o “Tele Corona”. O canal tem o objetivo de tirar dúvidas da população sobre o novo coronavírus e evitar que pessoas busquem atendimento nas unidades de saúde sem necessidade.
O “Tele Corona” começará a funcionar nesta terça-feira (7), das 8h30 às 16h30, pelo telefone (15) 3238-2212. Inicialmente, o canal funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, e terá oito atendentes.
Segundo a Prefeitura de Sorocaba, parte desses servidores é da área da saúde. Todos foram capacitados por médico infectologista da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), além da colaboração de demais servidores.
O projeto contou com a parceria do Parque Tecnológico de Sorocaba que desenvolveu um sistema para auxiliar os atendentes. O sistema foi criado com a colaboração de orientações técnicas dos médicos, enfermeiros e outros profissionais da área de saúde.
O telefonema
Durante o telefonema, os cidadãos poderão tirar dúvidas sobre uma série de assuntos. A lista inclui sinais e sintomas, sinais de alerta e busca de serviço, formas de contágio, tratamento e prevenção, dúvidas sobre vacinação contra a gripe e isolamento domiciliar.
[irp posts="236332" ]
O coordenador do “Tele Corona”, o médico Antônio Sérgio Ismael, deixa claro que o serviço não é um atendimento médico e nem uma consulta de telemedicina. “Não poderemos enviar atestados médicos e nem prescrever receitas de medicamentos. Se identificarmos a necessidade do paciente ir até uma unidade de saúde, orientaremos nesse sentido”, ressalta.
Ainda de acordo com Ismael, esse serviço será diferenciado da Ouvidoría, que serve para reclamação de assuntos em geral e atende pelo número 156. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)