Buscar no Cruzeiro

Buscar

‘Sorocaba corre o risco de colapsar’, diz Jaqueline Coutinho

04 de Setembro de 2019 às 23:32
Marcel Scinocca [email protected]

‘Sorocaba corre o risco de colapsar’, diz Jaqueline Coutinho Jaqueline fez ontem uma avaliação dos 30 dias do seu governo. Crédito da foto: Fábio Rogério (4/9/2019)

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PDT), voltou a alertar ontem sobre a situação financeira do município. Conforme ela, sem as medidas de contenção que estão em andamento, a cidade pode entrar em colapso. As declarações ocorreram logo após uma apresentação sobre os 30 dias de seu governo.

[irp posts="160814" ]

 

Ao responder ao Cruzeiro do Sul, a prefeita falou dos riscos de não se dar sequências às medidas. “Se não tomar as medidas de contenção de despesas (...), Sorocaba corre o risco de colapsar financeiramente. Então, nós não podemos deixar isso acontecer”, diz. Jaqueline Coutinho lembrou que as medidas, em um primeiro momento, podem causar uma insatisfação com as empresas prestadoras de serviço e a própria população. “Todas as providências no sentido de sanear as contas serão adotadas, ainda que haja um descontentamento”, lembrou.

A prefeita também afirmou que, na condição de vice-prefeita, não tinha conhecimento da saúde financeira do município. Ela ressaltou a economia que poderá ser gerada em contratos que estão sendo revistos. “A Secretaria de Licitações e Contratos (Selc) está avaliando muitos contratos e está verificando a possibilidade de readequação”, diz. Ela lembrou que existe a possibilidade legal de suprimir até 25% deles. “Muitos serão analisados e com certeza sofrerão esse corte”, garante.

Jaqueline Coutinho ainda elencou saúde, educação e segurança com as áreas prioritárias da administração. Ela também afirmou que espera que a situação financeira esteja amenizada até dezembro de 2020. Por fim, ela não negou que ocorram novas substituições no primeiro e no segundo escalão da prefeitura.

30 dias

Com a presença de praticamente todo o secretariado, Jaqueline Coutinho falou sobre os 30 dias de seu governo. A apresentação ocorreu no Salão de Vidro, no Paço Municipal. Na área da saúde, a prefeita destacou a convocação de 56 profissionais. Ela salientou, entretanto, que o número ainda é aquém das necessidades. A reposição de duas novas unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi destaque da pasta.

Sobre a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a prefeita afirmou que houve revisão em contratos e aumentou os caminhões nos trabalhos de tapa-buraco. Na Secretaria de Recursos Humanos, Jaqueline Coutinho lembrou que 189 profissionais que passaram em concursos foram chamados. Eles atuarão em diversas áreas. Já na Secretaria de Educação, ela lembrou das cinco creches inauguradas por meio da gestão compartilhada. Conforme ela, mais de 1.700 crianças foram beneficiadas.

No balanço, a chefe do Executivo também destacou as ações da Secretaria de Políticas Sobre Drogas (Sepod) e a implementação de sistemas que, segundo ela, aumentaram a transparência nos atos da administração. (Marcel Scinocca)