Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba contratará 30 novos leitos Covid-19

05 de Dezembro de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Sorocaba contratará 30 novos leitos 20 leitos de enfermaria foram contratados no Hospital Santa Lucinda. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (15/5/2020)

Em meio ao processo de aumento das internações de pacientes com Covid-19 registrado nas últimas semanas, chegando a ter ocupação total em toda a rede pública, a Prefeitura de Sorocaba vai contratar na semana que vem mais 30 leitos de enfermaria dedicados a pessoas infectadas pelo novo corovírus. A informação foi confirmada pelo Executivo na noite de sexta-feira (4).

“Para minimizar a situação no município, a Secretaria da Saúde deve assinar na próxima semana a contratualização de mais 20 leitos no Hospital Santa Lucinda, que aceitou a proposta formulada pela municipalidade. A SES trabalha, ainda, no sentido de viabilizar a contratualização de outros 10 leitos. Garantindo, então, mais 30 leitos Covid”, destaca nota da Prefeitura de Sorocaba ao ser questionada sobre a situação.

Redução

A quantidade de leitos de enfermaria para pacientes contaminados pela Covid-19 caiu 33,5% desde junho. O levantamento foi feito pelo jornal Cruzeiro do Sul com base em dados divulgados diariamente pela Prefeitura de Sorocaba. Esse levantamento, que considera desde o dia 18 de junho até o dia 3 de dezembro, mostra que os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais públicos apresentam uma redução de 25,9% na comparação entre os dias 18 de junho e 3 de dezembro. Nessas datas, a cidade registrou diminuição de 81 para 60 leitos. Já em comparação com o dia 3 de agosto, a queda foi de 38% dos leitos de públicos de UTI destinados ao coronavírus.

Os dados demonstram ainda uma redução de 201 para 115 leitos públicos de enfermaria na comparação entre os dias 3 de agosto, quando a cidade registrou o maior índice de leitos desse tipo na cidade. Dessa forma, houve uma queda de 42,7% no número relacionado aos leitos clínicos.

Leitos do Estado

Os leitos concedidos pelo Estado de São Paulo para atender pacientes infectados pelo coronavírus correspondiam a quase 50% do total de leitos públicos da cidade no dia 18 de junho. Agora, esse número corresponde a pouco mais de 30%.

Analisando a quantidade de leitos de UTI no mesmo período, a queda corresponde a mais de 50%. Já em comparação com o dia 3 de julho, data em que o Estado concedeu o maior número de leitos, Sorocaba apresentou redução de 55 para 20 leitos. Dessa forma, uma queda superior a 60%. Também houve redução nos leitos do Estado em enfermaria, de 23 para 13 leitos.

Posição do Estado

Sobre a redução de leitos disponíveis, a Secretaria de Estado da Saúde afirmou que o governo estadual monitora o cenário epidemiológico da Covid-19 em todo o território e baseia os planejamentos em cima dos índices de infecção. “Com base nesses critérios, leitos podem ser redirecionados para Covid-19 se necessário”, declara.

Ainda conforme o posicionamento estadual, “a região de Sorocaba tem rede apta ao atendimento desses casos, com taxa de ocupação dos leitos covid-19 de 62,2% em UTI e 42,2% em enfermaria” e que, portanto, tem condição de atender os pacientes de forma “plena”.

O governo do Estado de São Paulo também afirmou que “as duas unidades estaduais da região, Hospital Regional de Sorocaba Adib Domingos Jatene e Conjunto Hospitalar de Sorocaba, possuem, juntas, 34 leitos exclusivos para casos graves do coronavírus”. A conta inclui um leito infantil.

“Desde agosto, à medida que houve aumento da demanda de outras patologias em caráter de urgência, as unidades redirecionaram os leitos para atender a população, sem prejuízo na assistência aos casos de coronavírus”, acrescentou a Secretaria de Estado da Saúde.

A Prefeitura de Sorocaba, ao comentar os números, afirmou que a redução se deveu à desativação de 34 leitos por parte do Estado. “Foram 20 no Adib Jatene e nove no CHS. Sorocaba tinha 55 leitos e agora dispõe de 21. Lembrando que as duas unidades são referência para a DRS16, que atende a 48 municípios A Prefeitura de Sorocaba manteve seus 40 leitos UTI na Santa Casa, além de outros 20 de enfermaria”, argumenta.

Vale ressaltar que Sorocaba também desativou o hospital de campanha, que tinha mais de 80 vagas, sendo a maior parte de enfermaria. (Marcel Scinocca e Kally Momesso - programa de estágio)