Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba continua na fase amarela do Plano São Paulo

11 de Setembro de 2020 às 13:18
Vinicius Camargo [email protected]

Prefeitura é condenada a zerar espera da saúde bucal em Sorocaba Sorocaba continuará na fase amarela do Plano São Paulo pela quinta semana consecutiva. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (16/7/2020)

Sorocaba e as outras 47 regiões do seu Departamento Regional de Saúde (DRS) continuarão na fase 3 (amarela) do Plano São Paulo. A classificação foi mantida pela quinta semana consecutiva. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (11), em coletiva de imprensa realizada pelo governo estadual.

Com a decisão, os prefeitos desses municípios podem somente regredir para as fases 2 (laranja) ou 1 (vermelha), a mais restritiva. Dessa forma, veda-se o avanço às fases (4) verde e (5) azul, as mais flexíveis.

Na atualização desta sexta (11), o governo comunicou que, pela primeira vez, as 22 regiões do Estado de São Paulo ficaram na fase amarela. Assim, 100% da população paulista está em áreas enquadradas na respectiva classificação.

Na semana anterior, somente as regiões de Franca e Ribeirão Preto, no extremo norte e no nordeste paulista, respectivamente, permaneciam na fase laranja. Contudo, conseguiram avançar para a amarela.

Mudança de periodicidade

A partir de agora, as reclassificações do Plano São Paulo passarão a ser mensais, e não mais quinzenais. A informação foi divulgada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Com isso, a nova atualização das fases ocorrerá no dia 9 de outubro.

Segundo Doria, a mudança atende a um pedido do Centro de Contingência ao Coronavírus.

Pelas próximas quatro semanas, o Estado permanecerá na fase amarela. No entanto, o aumento nos índices de casos de Covid-19, óbitos e internações pela doença acarretará, automaticamente, no rebaixamento da região para a fase vermelha. Isto é, as cidades que registrarem piora no cenário pandêmico não poderão regredir para a classificação laranja, como seria o habitual. Elas irão diretamente para a mais restritiva. (Vinicius Camargo)