Covid-19 Sorocaba e Região

Sorocaba começa a vacinar idosos acima de 90 anos contra Covid

1.380 idosos devem ser vacinados nesta quinta-feira em dois postos de imunização
Sorocaba começa a vacinar idosos acima de 90 anos contra Covid. Crédito da Foto: Pedro Henrique Negrão (04/02/2021)

Sorocaba iniciou na manhã desta quinta-feira (4) a vacinação contra a Covid-19 em idosos a partir de 90 anos. Foram instalados postos de imunização próximos ao Terminal Santo Antônio, no Centro, sendo um no sistema drive-thru e outro ponto para quem não vai de carro.

A imunização começou às 6h20 no estacionamento do Shopping Pátio Cianê, pela entrada após o Terminal Santo Antônio, pela avenida Afonso Vergueiro. O movimento é bem maior na vacinação drive-thru, que estava marcada para começar as 7h. Como já havia carros na fila por volta das 6h, a Secretaria da Saúde decidiu antecipar o início da imunização.

Idosos são vacinados contra a Covid em sistema de drive-thru. Crédito da Foto: Pedro Henrique Negrão (04/02/2021)

A maior parte dos idosos é levada até o posto de vacinação de carro com familiares. Após a imunização, eles recebem um cartão de comprovação já com a data para a próxima dose, já que são necessárias duas. A SES informa que será divulgado em breve como será a aplicação da segunda dose para esse público.

Leia mais  Maioria das cidades da RMS cancelam ponto facultativo de Carnaval

Aos 101 anos, Maria Aparecida Rocha Araujo foi levada pela filha, de carro, e desejava ser vacinada o quanto antes. A filha dela, Maria Cristina Araujo Batista, disse que que a mãe até perguntou se o cabelo estava bom para ela ir na vacinação. “Ela estava esperando por esse momento e é uma felicidade para a gente também”, disse.

Maria Aparecida foi levada pela filha para tomar a vacina contra Covid-19 durante a manhã. Crédito da Foto: Pedro Henrique Negrão (04/02/2021)

Já o idoso de 90 anos José Maria dos Santos foi dirigindo o próprio carro até o drive-thru. Acompanhado da filha, ele tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 antes das 8h. Ele disse que estava ansioso para tomar a vacina e ficou feliz e tranquilo por estar imunizado.

Segundo a SES, Sorocaba é uma das primeiras cidades do Estado a iniciar a vacinação de idosos, a partir de 90 anos, no sistema drive-thru. Pelo calendário oficial do governo estadual, essa faixa etária está prevista para iniciar a imunização a partir da próxima segunda-feira (8).

Agentes de trânsito organizam fila de carros com idosos durante vacinação contra Covid em Sorocaba. Crédito da Foto: Pedro Henrique Negrão (04/02/2021)

A estimativa da SES é vacinar todos os idosos a partir de 90 anos até às 16h30, horário de encerramento da imunização. O total estimado de pessoas nessa faixa etária é de 1380, segundo dados do IBGE. Até às 8h, foram vacinados 218 idosos.

Leia mais  Operação contra aglomerações autua 229 veículos e fecha três estabelecimentos

O prefeito Rodrigo Manga chegou ao local da imunização no sistema drive-thru para acompanhar a ação e disse que a fila de carros está organizada, assim como a imunização dos idosos. Ele disse ainda que pretende solicitar ao governo estadual um quantitativo de 100 mil doses da vacina contra a Covid-19 para agilizar a imunização dos sorocabanos, de acordo com os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. (Ana Cláudia Martins)

Sorocaba começa a vacinar idosos acima de 90 anos contra Covid. Crédito da Foto: Pedro Henrique Negrão (04/02/2021)

 

Comentários
Assuntos