Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba começa a vacinar idosos acima de 90 anos contra Covid

04 de Fevereiro de 2021 às 08:04
Ana Claudia Martins [email protected]

Sorocaba começa a vacinar idosos acima de 90 anos contra Covid. Crédito da Foto: Pedro Henrique Negrão (04/02/2021)

Sorocaba iniciou na manhã desta quinta-feira (4) a vacinação contra a Covid-19 em idosos a partir de 90 anos. Foram instalados postos de imunização próximos ao Terminal Santo Antônio, no Centro, sendo um no sistema drive-thru e outro ponto para quem não vai de carro.

A imunização começou às 6h20 no estacionamento do Shopping Pátio Cianê, pela entrada após o Terminal Santo Antônio, pela avenida Afonso Vergueiro. O movimento é bem maior na vacinação drive-thru, que estava marcada para começar as 7h. Como já havia carros na fila por volta das 6h, a Secretaria da Saúde decidiu antecipar o início da imunização.

Idosos são vacinados contra a Covid em sistema de drive-thru. Crédito da Foto: Pedro Henrique Negrão (04/02/2021)

A maior parte dos idosos é levada até o posto de vacinação de carro com familiares. Após a imunização, eles recebem um cartão de comprovação já com a data para a próxima dose, já que são necessárias duas. A SES informa que será divulgado em breve como será a aplicação da segunda dose para esse público.

Aos 101 anos, Maria Aparecida Rocha Araujo foi levada pela filha, de carro, e desejava ser vacinada o quanto antes. A filha dela, Maria Cristina Araujo Batista, disse que que a mãe até perguntou se o cabelo estava bom para ela ir na vacinação. “Ela estava esperando por esse momento e é uma felicidade para a gente também”, disse.

Maria Aparecida foi levada pela filha para tomar a vacina contra Covid-19 durante a manhã. Crédito da Foto: Pedro Henrique Negrão (04/02/2021)

Já o idoso de 90 anos José Maria dos Santos foi dirigindo o próprio carro até o drive-thru. Acompanhado da filha, ele tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 antes das 8h. Ele disse que estava ansioso para tomar a vacina e ficou feliz e tranquilo por estar imunizado.

Segundo a SES, Sorocaba é uma das primeiras cidades do Estado a iniciar a vacinação de idosos, a partir de 90 anos, no sistema drive-thru. Pelo calendário oficial do governo estadual, essa faixa etária está prevista para iniciar a imunização a partir da próxima segunda-feira (8).

Agentes de trânsito organizam fila de carros com idosos durante vacinação contra Covid em Sorocaba. Crédito da Foto: Pedro Henrique Negrão (04/02/2021)

A estimativa da SES é vacinar todos os idosos a partir de 90 anos até às 16h30, horário de encerramento da imunização. O total estimado de pessoas nessa faixa etária é de 1380, segundo dados do IBGE. Até às 8h, foram vacinados 218 idosos.

O prefeito Rodrigo Manga chegou ao local da imunização no sistema drive-thru para acompanhar a ação e disse que a fila de carros está organizada, assim como a imunização dos idosos. Ele disse ainda que pretende solicitar ao governo estadual um quantitativo de 100 mil doses da vacina contra a Covid-19 para agilizar a imunização dos sorocabanos, de acordo com os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. (Ana Cláudia Martins)

Sorocaba começa a vacinar idosos acima de 90 anos contra Covid. Crédito da Foto: Pedro Henrique Negrão (04/02/2021)

 

Galeria

Confira a galeria de fotos