Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba cancela o ‘feriado’ de Carnaval

06 de Fevereiro de 2021 às 00:01
Kally Momesso [email protected]

Sorocaba cancela o ‘feriado’ de Carnaval Quem precisar dos serviços bancários terá que usar os autoatendimentos. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (29/12/2017)

A Prefeitura de Sorocaba afirmou que seguirá a recomendação estadual para o cancelamento dos pontos facultativos do Carnaval em 2021. Dessa forma, todos os setores permanecerão funcionando nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. A decisão foi informada ao jornal Cruzeiro do Sul na tarde de quinta-feira (4).

A medida respeita o anúncio feito na semana passada pelo governador João Doria (PSDB). Em coletiva, ele informou que manteria todos os setores do governo estadual funcionando no Carnaval. Para isso, cancelou o ponto facultativo que historicamente era concedido nesta data. De acordo com Doria, o objetivo de cancelar o “feriado” é conter a disseminação do novo coronavírus.

A Associação Comercial de Sorocaba (Acso) reconheceu que, apesar do Carnaval ser considerado uma das datas mais importantes para a economia, os comerciantes devem seguir a recomendação do Poder Público. “O mais prudente no momento é cancelar as festividades, a fim de evitar aglomerações”, afirmou em nota.

A Associação ainda orientou os estabelecimentos a se reinventarem neste momento. “Para os comerciantes, a folia pode vir de outra forma, usando a criatividade nas vendas para atrair os clientes, respeitando todas as normas de saúde”. A entidade possui diversas ferramentas para auxiliar os empreendedores.

Já a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) informou que “cada empreendimento seguirá respeitando a legislação do município em que atua, bem como o que determina a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), em relação a dias e horários de funcionamento”.

A assessoria do Iguatemi Esplanada, por exemplo, explicou que o shopping funcionará em horário normal, respeitando as restrições de horário da classificação da região no Plano São Paulo. “Seguiremos as determinações não só da Prefeitura de Sorocaba como a de Votorantim, já que quase 90% do nosso território está naquela cidade”, informou a assessoria. Hoje, na Fase Laranja, as lojas estão funcionando das 12h às 20h.

Bancos não funcionarão

Apesar das orientações governamentais, os bancos mantiveram seu calendário de feriados. Conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nos dias 15 e 16 não haverá atendimento ao público nas agências. Já na quarta-feira de cinzas (17), o início do expediente será às 12h, com encerramento em horário normal.

A Febraban orientou os clientes a utilizarem os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário. Além disso, contas de consumo e carnês com vencimento em 15 ou 16 de fevereiro poderão ser pagas no dia 17, sem acréscimo.

Para clientes que irão passar a semana inteira viajando e precisam ir até uma agência, a Federação ainda informou que é possível consultar o endereço dos bancos no site Busca Banco da Febraban. Basta acessar o link (www.buscabanco.com.br) e fazer a busca de acordo com o Estado e município desejado. (Kally Momesso - programa de estágio / Supervisão: Aldo Fogaça)