Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba anuncia 40 novos leitos Covid e suspensão das aulas presenciais nas escolas particulares

24 de Março de 2021 às 23:35
Ana Claudia Martins [email protected]

Entrevista coletiva no Paço Municipal. Crédito da foto: Fábio Rogério.

A Prefeitura de Sorocaba anunciou ontem (24), no início da tarde, as novas medidas de enfrentamento à pandemia, por conta da circulação da variante P.1 da Covid-19, conhecida como “variante de Manaus” ou variante brasileira, que foi detectada na cidade.

Segundo o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) serão criados 20 novos leitos Covid na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden, e mais 20 leitos Covid na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Zona Norte.

Na UPH Zona Norte serão 16 leitos clínicos e quatro com suporte ventilatório avançado. A previsão é que esses leitos sejam ativados na próxima segunda-feira (29). Já na UPA Éden, serão 20 novos leitos clínicos Covid, além de outros 20, mas para assistência geral.

Também foi anunciada a suspensão das aulas presenciais nas escolas particulares da cidade entre os dias 26 e 30 de março. As novas medidas constam no decreto municipal publicado ontem no Jornal do Município. Atendimentos presenciais para serviços não essenciais, no Paço Municipal, também serão suspensos.

Em uma live na noite de terça-feira (23), o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) fez um apelo à população. “Por favor, não saia de casa, não receba as pessoas em sua casa. É um momento bastante sério”. O pedido foi novamente reforçado ontem.

O prefeito pediu a compreensão de pais dos alunos e também dos donos de escolas privadas por conta da suspensão das aulas presenciais, e disse que a “variante de Manaus” preocupa bastante, porque há evidências de que ela atinge pessoas na faixa etária entre 20 a 60 anos, e também crianças, e não somente idosos. “Aquela segurança que havia das crianças não serem infectadas, essa variante, ela atinge também crianças, e o Estado não está preparado para atender um alto contágio em crianças”, disse Manga.

As redes de ensino municipal e estadual em Sorocaba já estão sem aulas presenciais. Na municipal as aulas presenciais ainda não retornaram em 2021. Já na rede estadual, as aulas presenciais retornaram em 8 de fevereiro, mas foram suspensas por conta da fase emergencial do Plano São Paulo também até o fim de março.

Barreiras sanitárias

Também foi anunciado uma mudança nos locais das cinco barreiras sanitárias que entram em operação a partir desta hoje (25), das 7h às 22h. Os novos locais são: avenida Dom Aguirre (Casa do Turista), Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes (Paço Municipal), Armando Pannunzio (próximo ao supermercado), avenida São Paulo (próximo ao Granja Olga), e Ipanema, próximo à entrada do Jardim Botucatu. Além disso, haverá uma barreira volante.

Nessas barreiras, conforme Manga, agentes vão medir a temperatura dos ocupantes dos veículos, e também darão orientações sobre uso de álcool em gel e medidas de prevenção à Covid-19, como o uso obrigatório de máscara, além de evitar aglomerações. Pessoas de outras cidades serão orientadas a retornarem para o município de origem. As pessoas que apresentarem suspeitas da Covid-19 serão orientadas e encaminhadas para uma unidade de saúde. Manga disse que a fiscalização nas barreiras sanitárias e na entrada de apenas uma pessoa por família nos supermercados serão rígidas.

No início da noite de ontem, o prefeito se reuniu com proprietários de supermercados e de postos de combustíveis, para definir as medidas que evitarão aglomerações.

As barreiras sanitárias e a limitação para a circulação de pessoas nos supermercados, hipermercados e congêneres a um membro por família têm validade até o dia 4 de abril.

Novas variantes

Segundo a Prefeitura, já foi identificado na cidade a circulação de pelo menos quatro variantes do novo coronavírus na cidade. Além disso, quatro pacientes morreram por conta das novas variantes, sendo um em fevereiro e três em março, totalizando quatro óbitos.

De acordo com a Secretaria da Saúde (SES), a cidade recebeu a confirmação da identificação de quatro variantes da Covid-19, sendo uma de Manaus, uma de Minas Gerais e outras duas que já circulam pelo país desde o ano passado.

Conforme a Prefeitura, a “variante de Manaus”, a princípio, tem contágio 90% maior do que as outras variantes. “Então, a situação é extremamente preocupante, sobretudo, porque essa variante atinge pessoas na faixa etária de 20 a 60 anos, além de crianças”, disse Manga.

O decreto

Pelo decreto publicado ontem, até o dia 30 de março, ficam suspensas as aulas presenciais nos estabelecimentos de ensino privados de Sorocaba, em todos os níveis e etapas. Já, as atividades administrativas e os serviços essenciais de manutenção de equipamentos de infraestrutura, nessas unidades, deverão ser realizados com escala mínima de profissionais e, quando possível, por meio remoto. A medida vale a partir de amanhã (26), mas algumas escolas já devem antecipar a orientação a partir de hoje.

Quanto aos postos de combustíveis, incluindo toda a estrutura de serviços localizadas nesses empreendimentos, poderão funcionar, a partir de amanhã, de segunda-feira a sábado, no horário das 6h às 20h. Aos domingos, não deverá haver atividades nos postos. As medidas restritivas valem até o dia 4 de abril.

Os supermercados, hipermercados e estabelecimentos congêneres deverão funcionar todos os dias, em horário diferenciado, das 7h às 22h, no período compreendido entre amanhã e 4 de abril. Nos três primeiros dias da nova medida, amanhã, sábado e domingo, a recomendação é que seja limitada a circulação de pessoas nesses locais a um membro por família. A contar de segunda-feira (29), o cumprimento dessa medida passa a ser obrigatório. (Ana Cláudia Martins)