Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba aguarda a chegada de vacinas

13 de Fevereiro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Sorocaba aguarda a chegada de vacinas Crédito da Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

A Prefeitura de Sorocaba informa que haverá nova vacinação dos idosos, assim que o governo estadual enviar mais doses. Caso algum idoso de 85 anos ou mais não tenha conseguido se vacinar na última quinta-feira (11), na próxima ação ele poderá se imunizar.

A previsão é que a próxima etapa da vacinação contra a Covid-19 ocorre na semana que vem, para a faixa etária de 80 a 85 anos. Porém, tudo depende da chegada de novas doses e da quantidade recebida.

Já a Secretaria da Saúde (SES) informa que assim que Sorocaba receber do Estado novas doses da vacina, será possível também abrir novas agendas para dar continuidade à imunização de profissionais da saúde que não atuam na linha de frente de combate ao coronavírus.

O total de 9.280 doses foram distribuídas pela SES para aplicação da segunda dose aos profissionais que atuam na linha de frente e que tomaram a primeira dose em seus próprios locais de trabalho. Neste momento, a imunização ocorre da mesma forma. As pessoas que já tomaram a primeira dose da Coronavac deverão tomar a segunda dentro do intervalo de 21 a 28 dias.

Sorocaba já vacinou 25.880 pessoas contra a Covid-19, sendo 21.770 profissionais da saúde, entre os que atuam na linha de frente do combate à pandemia e demais trabalhadores da área; e 4.110 idosos com 85 anos ou mais.

A cidade, até o momento, recebeu 38.547 doses de vacinas do governo estadual, sendo 9.280 para aplicação da segunda dose.

Votorantim

Votorantim inicia na próxima segunda-feira (15) a vacinação de pessoas entre 85 e 89 anos, e a aplicação da segunda dose em profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19.

Para os idosos, a vacinação será no sistema drive-thru. As doses serão aplicadas até 19 de fevereiro, na praça Lecy de Campos, local da tradicional Festa Junina Beneficente.

Os idosos dessa faixa etária, com o cadastro feito previamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), terão o dia e o horário da vacinação agendados pela Secretaria de Saúde. Uma lista também será divulgada com os nomes das pessoas, entre 85 e 89 anos, no site e nas mídias sociais da Prefeitura de Votorantim.

Esse cadastro pode ser feito na UBS de referência do idoso. Basta um representante legal comparecer com o CPF e um comprovante de residência com o nome da pessoa a ser vacinada.

Já os profissionais de saúde, que receberão a segunda dose, trabalham no Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça e no Hospital Santo Antônio. Eles também atuam no Pronto Atendimento do Parque Jataí e no Pronto Atendimento Materno Infantil.

Também poderão receber a segunda dose os motoristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A lista inclui ainda dentistas vinculados às UBSs e profissionais que colhem exames para detectar a Covid-19. (Ana Cláudia Martins)