Buscar no Cruzeiro

Buscar

Somente serviços essenciais funcionam nos próximos dias

25 de Dezembro de 2020 às 00:01
Kally Momesso [email protected]

Somente funcionam os serviços essenciais Atendimentos em urgências e emergências, como nas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), ficam inalterados. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (15/7/2020)

Os serviços públicos municipais encerraram seu expediente na terça-feira (22) em Sorocaba e serão retomados apenas na próxima semana, na segunda-feira (28).

Os serviços prestados pelos setores essenciais como socorro em urgências e emergências não sofrem alteração. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden, o Pronto-Atendimento (PA) do Laranjeiras e as Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) funcionarão 24 horas. As unidades mistas do São Guilherme, Carandá e Brigadeiro Tobias que operam como UBS e PA têm funcionamento diferenciado, permanecendo fechadas das 7h às 19h quando o atendimento é o de UBS, e abertas das 19h às 7h, quando operam como Pronto Atendimento.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-Sorocaba) faz atendimento em regime de plantão, recebendo chamados no telefone 0800 7701195. A coleta de lixo e as feiras-livres funcionarão normalmente. Os cemitérios municipais estão fechados, com liberação apenas para sepultamentos, observadas as restrições impostas pelo Plano São Paulo, que não permitem aglomerações.

A Urbes -- Trânsito e Transportes não terá expediente hoje (25) em virtude do Natal. Os serviços serão retomados na segunda-feira (28), com atendimento funcionando normalmente das 8h às 18h na Rua Pedro de Oliveira Neto, nº 98, Jardim Panorama. Durante o feriado, e no fim de semana, os moradores podem tirar as dúvidas pelo telefone 118.

O Detran e o Poupatempo disponibilizam serviços exclusivamente on-line durante o feriado do Natal. As unidades estão fechadas hoje (25). Também não haverá atendimento presencial entre os dias 31 de dezembro e 2 de janeiro de 2021.

O Procon de Sorocaba também tem funcionamento diferenciado. A unidade móvel e as estruturas fixas nas Casas do Cidadão tiveram o atendimento ao público encerrado na quarta-feira (23). O funcionamento volta na segunda (28) e na terça (29), fechando novamente no período entre 30 de dezembro e 3 de janeiro de 2021. O atendimento será exclusivamente na sede do órgão, localizada na avenida Antonio Carlos Comitre, no Campolim.

Parques de Sorocaba estão fechados

Com o regresso de todo o Estado à fase vermelha do Plano São Paulo, em caráter temporário, entre hoje (25) e domingo (27), no feriado de Natal, assim como entre 1º e 3 de janeiro de 2021, com o objetivo de frear o avanço da pandemia da Covid-19, o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, Parque Natural Chico Mendes, Parque Natural Ouro Fino, Parque da Biquinha, Parque da Água Vermelha João Câncio Pereira, Parque Municipal de Corredores da Biodiversidade (PNMCBio) Marco Flávio da Costa Chaves e o o Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas estarão fechados ao público de hoje (25) a domingo (27).

Na próxima semana, os espaços funcionarão de terça a quinta-feira (29 a 31) e fecharão novamente de 1º a 3 de janeiro de 2021.

Nos demais dias, o Estado continua na fase amarela. Com isso, as restrições nos dias de visitação aos parques continuará seguindo o Decreto Municipal nº 25.989, publicado no Jornal do Município de Sorocaba do dia 1º de dezembro. O limite de visitantes do zoo é de 1,2 mil pessoas por dia. Nos demais parques, o limite é de 650 pessoas por dia. Já a visita ao Parque da Biodiversidade pode ocorrer somente mediante agendamento pelo e-mail [email protected], feito com cinco dias de antecedência.

Todos devem cumprir os procedimentos de higienização e distanciamento social, minimizando assim o risco de exposição do público, dos funcionários, bem como da biodiversidade local ao novo coronavírus (Covid-19). (Kally  Momesso, com informações da Secom Sorocaba)