Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sobe ocupação de UTIs da Santa Casa

25 de Setembro de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Sobe ocupação de UTIs da Santa Casa Fachada Santa Casa. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (15/5/2020)

A taxa de ocupação de leitos UTI Covid voltou a subir na Santa Casa de Sorocaba nos últimos dias. De segunda (21) para quarta-feira (23), o aumento foi de 56,52%, ou seja, passou de 23 pacientes para 36. O hospital, que no total possui 40 leitos UTI Covid, é a principal referência municipal para o atendimento de coronavírus.

Questionada a respeito, a Prefeitura de Sorocaba afirma que “é importante informar que a curva de casos e óbitos não aumentou em Sorocaba”. Já sobre os motivos para o aumento da ocupação de leitos de UTI Covid na Santa Casa, a Secretaria da Saúde (SES) disse que não é possível afirmar que o feriado prolongado de 7 de setembro seja a justificativa. “Conforme o avanço das fases do Plano São Paulo, a tendência da queda do isolamento social torna-se natural. Ou seja, a cada nova fase mais estabelecimentos ficam autorizados a funcionar e isso faz com que mais pessoas saiam às ruas. E se as pessoas não praticarem as medidas preventivas, a transmissão do vírus pode crescer na cidade”, alerta.

Na quarta, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid na Santa Casa chegou a 90%, perto da lotação máxima. Enquanto que no dia anterior, terça, o índice estava em 70%. Além disso, o hospital vinha apresentando queda na taxa de ocupação até a semana passada, quando chegou a registrar quase 50%.

Para o coordenador do Comitê de Enfrentamento do Coronavírus e diretor técnico da Santa Casa, o médico Fernando Brum, o aumento para cima ou para baixo é esperado em uma pandemia. “No domingo (20), houve queda de temperatura e as pessoas ficaram mais próximas. Então, elas desenvolvem mais quadros gripais e houve aumento justamente de domingo até quarta, mas não foi nada assim absurdo, e era esperado. Em uma pandemia quando ocorre uma maior flexibilização, é óbvio que vai ter mais transmissão”, destaca.

Cuidados devem ser mantidos

A SES orienta que a pandemia ainda não acabou e que o vírus continua sendo transmitido. Por isso, a população precisa obedecer às medidas preventivas de combate à Covid-19.

O médico Fernando Brum também reforça que os sorocabanos devem seguir com as medidas diárias de prevenção, lavando as mãos sempre, usando álcool em gel e evitando levar as mãos ao nariz ou à boca porque o coronavírus é um vírus de superfície.

Segundo ele, os donos de bares e restaurantes também devem respeitar as restrições de capacidade e que os frequentadores usem máscaras, tudo para evitar que Sorocaba regrida de fase no Plano São Paulo. Atualmente a cidade está na fase amarela.

Rede pública e privada

No mesmo período, de segunda a quarta, nos dois hospitais estaduais de Sorocaba (Adib Jatene e Conjunto Hospitalar de Sorocaba), as taxas de ocupação de leitos de UTI Covid subiram menos. No Adib ficou entre 60% de ocupação e no CHS entre 47% e 52%. E no Hospital de Campanha 33,33% na quarta, e 16,67% na terça e segunda. Já na rede privada, na quarta a maior taxa de ocupação era no Hospital Unimed (53,33%), e a menor no Evangélico (33,33%). (Ana Cláudia Martins)