Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sistema de Zona Azul volta a funcionar no centro de São Roque

18 de Março de 2019 às 16:54

Zona Azul funciona na área central da cidade. Crédito da foto: Prefeitura de São Roque/Divulgação

O sistema de Zona Azul na região central de São Roque, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), voltou a funcionar na cidade, no dia 11 deste mês. Conforme divulgado pela prefeitura, o sistema está operando com talões impressos em papel de forma provisória e são comercializados por R$ 2 cada, válido pelo período de uma hora.

Os talões podem ser encontrados no comércio do Centro em lojas que possuem adesivos informativos nas fachadas. A operação prevê tolerância de 10 minutos para a colocação do talão, após estacionar nas vagas específicas.

Nesse período o monitor da guarda mirim emite controle de estacionamento, num impresso amarelo, alertando sobre o desacordo. Expirado esse tempo, o motorista poderá ser autuado por estacionamento irregular.

A multa consiste em infração grave, com valor de R$195,23 e perda de 5 pontos na carteira de habilitação. A volta da zona azul atende à reivindicação da população e do comércio, devido a dificuldade de encontrar vagas por conta de motoristas que deixavam o veículo por bastante tempo no mesmo local, comprometendo a rotatividade.

A zona abrange 23 ruas do centro e os recursos arrecadados destinam-se às ações do Departamento de Trânsito, como pintura de sinalização viária, reparos em equipamentos, como semáforos, campanhas orientativas e outras.

A Zona Azul em papel está sendo utilizada até a contratação de outra empresa que deverá operar por aplicativo. O estacionamento com parquímetro foi interrompido após o Tribunal de Contas considerar ilegal e irregular a licitação e contratação feita em 2015, pelo ex-prefeito Daniel de Oliveira. (Com informações da Prefeitura de São Roque)