Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sessão solene comemora os 90 anos do Estadão

06 de Abril de 2019 às 00:20

Sessão solene comemora os 90 anos do Estadão Evento aberto ao público tem início às 9h30. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (1/4/2019)

Neste sábado (6), às 9h30, no salão nobre da Escola Estadual “Doutor Júlio Prestes de Albuquerque” (Estadão) haverá uma sessão solene comemorativa aos 90 anos da instituição. A homenagem é uma iniciativa da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), por seu presidente Sérgio Reze, e Câmara Municipal de Sorocaba. Ex-alunos, ex-professores e ex-funcionários da instituição são convidados a participar da solenidade, também aberta ao público em geral. O Estadão fica na avenida Eugênio Salerno, 204, no Centro.

A escola foi fundada no dia 13 de janeiro de 1928 e teve a instalação oficial em 1º de março do mesmo ano. Em nove décadas de funcionamento, formou cidadãos que se destacaram nas mais variadas profissões e se tornaram influentes na história e no desenvolvimento de Sorocaba e região.

Em 1935, a escola passou a ser chamada Ginásio Estadual de Sorocaba e, em 1944, Colégio Estadual. Foi em 7 de agosto de 1946, no entanto, que ganhou a denominação de Colégio Estadual Doutor Júlio Prestes de Albuquerque. Ex-alunos se orgulham de ter tido o privilégio de estudar ali, adquirindo conhecimentos com renomados professores e compartilhando os livros do rico acervo da biblioteca. Um deles, o empresário Sérgio Reze, articulador dessa homenagem, que foi aluno do Estadão na década de 40.

A solenidade de hoje tem a finalidade também de alertar a população sorocabana sobre as condições do prédio que necessita de manutenção. A Diretoria de Ensino de Sorocaba informou que há R$ 724 mil já aprovados no orçamento estadual para efetuar melhorias no prédio. (Da Redação)