Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sesi sedia a 46ª Exposição de Orquídeas

15 de Setembro de 2018 às 13:50

Sesi sedia a 46ª Exposição de Orquídeas Exemplares de rara beleza fazem parte desta edição da mostra. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Cerca de mil orquídeas de coleções, algumas delas centenárias e até raridades, numa grande variação de cores, perfumes e tamanhos podem ser apreciadas até amanhã na 46ª Exposição de Orquídeas de Sorocaba. O evento começou ontem, no Sesi do Mangal, promovido pelo Círculo Orquidófilo Sorocabano (COS), e conta com 20 cidades participantes, entre São Paulo e região, e Minas Gerais.

Sesi sedia a 46ª Exposição de Orquídeas Sueli coleciona orquídeas há seis anos. Crédito da foto: Erick Pinheiro

A reportagem foi conferir a abertura e conversou com visitantes, que elogiaram a diversidade de flores. Sueli Morisco, contadora aposentada, comentou que é apaixonada por orquídeas e já está em sua rotina comparecer todos os anos à exposição. Sueli tem em sua casa 140 exemplares. “Coleciono há cerca de seis anos, então em períodos como aniversário, Natal e Dia das Mães, só quero orquídea de presente”, revelou, acrescentando que esse é seu passatempo preferido, depois do show do Roberto Carlos.

Sesi sedia a 46ª Exposição de Orquídeas Antonio Basílio tem cerca de 400 flores. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Igualmente o professor de artes Antonio Basílio, 72 anos, tem uma queda e tanto por orquídeas. A primeira que ele adquiriu foi na época que fazia faculdade, há 40 anos. “Hoje tenho cerca de 400”, comenta. Antonio disse que ontem mesmo ele já tinha comprado duas orquídeas pela manhã, no Ceasa de São Paulo, e que pretendia comprar mais durante a exposição. Ele afirmou que gosta de todas as espécies de orquídeas e apesar de admirar outras flores, considera a orquídea especial, porque é a que mais chama a atenção. O professor tem algumas espécies raras e não considera difícil cultivar. “Tem de ter tempo para cuidar, colocar adubos e nutrientes. É só ter amor, como acontece na vida da gente, senão você não sobrevive.”

Cuidados

Sesi sedia a 46ª Exposição de Orquídeas Manoel Riyis, do Círculo Orquidófilo: há orquídea para cada tipo de ambiente. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Por falar em cuidados, Manoel Riyis, membro da diretoria do Círculo Orquidófilo, disse que para manter uma orquídea, em primeiro lugar é preciso adquirir uma de acordo com o ambiente que se pretende deixar a flor. Há uma variedade grande de gêneros e espécies, algumas mais apropriadas para apartamentos, outras para o ar livre como jardins e quintais, e algumas se adaptam bem dentro de casa, em lugares onde bate sol pela manhã. “Uma dica para quem está começando a cultivar é que procure uma associação ou um orquidófilo experiente. Em Sorocaba, o Circulo Orquidófilo conta com cerca de 70 especialistas.”

Para quem tem dúvidas sobre os cuidados, Manoel orienta a molhar diretamente a terra do vasinho e não a planta. “Em dias muito secos, é possível pulverizar gotículas na folha”, afirma.

Manoel faz questão de ressaltar que ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, as orquídeas podem viver por milhares de anos.

Sesi sedia a 46ª Exposição de Orquídeas Diversidade de cores, perfumes e tamanhos encanta os visitantes. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Expectativa

Como ontem choveu, o público estava mais reduzido, mas a esperança é que hoje e amanhã haja maior movimentação. A expectativa da organização é receber, ao todo, seis mil visitantes.

Taciana Figueiredo, vendedora da Orquiflora, de Araçoiaba da Serra, afirma que os stands contam com mudas a partir de R$ 5. Ela estava preocupada com a chuva e disse que isso atrapalhou bastante as vendas, mas espera que o movimento melhore. “A exposição está muito bonita”, afirmou Taciana, que participa do evento com seu stand desde 2009. “Temos variados tipos de orquídeas, entre elas, uma que cheira cereja, outra chocolate”, mencionou.

Além dos stands de vendas, o público poderá conferir flores consideradas destaque da mostra, por sua beleza ou raridade. Entre elas está uma Epidendrum schumannianum. A 46ª Exposição de Orquídeas de Sorocaba conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente de Sorocaba.

Sesi sedia a 46ª Exposição de Orquídeas As orquídeas atraem a atenção de pessoas de todas as idades. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Cursos e show

Durante o evento, serão oferecidas três sessões de cursos gratuitos. A inscrição é feita no local, por isso recomenda-se chegar um pouco antes para garantir a vaga. As aulas serão hoje, às 10h30 e 16h, e amanhã às 10h30, ministradas por instrutores do Círculo Orquidófilo Sorocabano.

Também serão realizados sorteios de orquídeas floridas, em três horários: hoje às 10h e 15h, e amanhã às 10h. Amanhã, último dia da mostra, a banda Escalafobéticos fará apresentação às 11h. O grupo tem como proposta proporcionar experiências sonoras a partir de instrumentos musicais não convencionais, ressignificando materiais recicláveis.

SERVIÇO

46ª Exposição de Orquídeas de Sorocaba. Entrada gratuita. Horários: hoje, das 9h às 18h; e amanhã, das 9h às 17h. O Sesi fica na rua Duque de Caxias, 494. Mais informações: (15) 3221-1641, com o Círculo Orquidófilo Sorocabano. (Daniela Jacinto)

Galeria

Confira a galeria de fotos