Buscar no Cruzeiro

Buscar

Servidores protestam contra atrasos nos benefícios em Votorantim

07 de Janeiro de 2019 às 13:24

Manifestantes ocuparam a parte interna da Prefeitura de Votorantim. Crédito da foto: Emidio Marques

Funcionários públicos de Votorantim protestam na tarde desta segunda-feira (07) contra os atrasos nos pagamentos de benefícios. De acordo com eles, a Prefeitura de Votorantim deveria ter efetuado o pagamento do tíquete alimentação no dia 5. Além disso, o município passou o pagamento de férias que deveria ocorrer no dia 5 para o dia 15.

Aproximadamente 100 pessoas se reuniram na frente da Prefeitura, muitas usando camisas pretas. O grupo adentrou o saguão da administração municipal, reivindicando a presença do prefeito Fernando Oliveira e do secretário de Desenvolvimento e Planejamento, Carlos Laino. “ Fernando, cadê você? Eu vim aqui para receber”, gritavam.

O grupo caminhou até o estacionamento do gabinete do prefeito, pedindo a sua presença. Porém ninguém atendeu os funcionários. Guardas Civis Municipais negociaram a saída do grupo, que voltou para a frente da Prefeitura.

De acordo com os manifestantes, participaram da ação aqueles que estão em férias e alguns em horário de almoço, sendo que os serviços públicos não teriam sido afetados.

A Prefeitura alega que a situação foi motivada pelos reflexos da crise econômica nos últimos meses e que o pagamento do vale-alimentação será normalizado no dia 10. O município já havia anunciado na semana passada o cancelamento do Carnaval de Rua para contenção de gastos. Ao todo são 2.234 servidores ativos na cidade, com um custo mensal de R$ R$ 1.136.498,61 de vale-alimentação.

Parte dos manifestantes usou roupas pretas. Crédito da foto: Emidio Marques

Surpreendidos

O professor de educação física Oscar Lopes Lazzarini diz que os trabalhadores foram surpreendidos no dia 4. Ao consultarem o aplicativo dos demonstrativos perceberam que o pagamento de tíquete alimentação que deveria ocorrer no dia seguinte não estava programado e que aqueles que não tinham usado todo o valor de meses anteriores estavam com os saldos zerados. Aparentemente, os valores teriam sido resgatados pela fornecedora do tíquete devido à falta de pagamentos. A informação recebida seria de que o pagamento será feito apenas no dia 10.

Problemas já estariam ocorrendo desde o mês passado. “ Desde o mês de dezembro a Prefeitura vem atrasando com compromissos “, afirma. O pagamento para a empresa de convênio médico teria atrasado, provocando o bloqueio dos serviços durante parte de um dia. Depois, o adiantamento do décimo terceiro que deveria ser depositado pela manhã, chegou à tarde.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Votorantim, Silvio Cavalheiro Ribeiro, disse que a Prefeitura mudou os pagamentos de férias do inicio do mês para após o dia 14. A entidade já teria ingressado com ação judicial contra o fim do tíquete de alimentação dos aposentados no ano passado e estaria planejando agir também contra os atrasos.