Buscar no Cruzeiro

Buscar

Servidores de saúde relatam falhas de prevenção em UBS de Sorocaba

30 de Abril de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Servidores relatam falhas em prevenção O relato sobre a situação foi feito pelos funcionários da Unidade Básica de Saúde do bairro Cerrado. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (30/1/2017)

Funcionários de uma unidade de saúde de Sorocaba reclamam que medidas de prevenção não foram tomadas pela Secretaria de Saúde (SES) mesmo após uma servidora do local ter sido contaminada pelo novo coronavírus. A situação ocorreu na primeira quinzena de abril, na Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Cerrado. A Prefeitura contesta a situação.

De acordo com os relatos recebidos pelo Cruzeiro do Sul, no dia 6 de abril uma funcionária da unidade testou positivo para coronavírus. Ela ficou afastada e já retomou às atividades. Entretanto, os funcionários argumentam que não houve nenhuma mudança de protocolo na unidade e que nenhum deles fez teste para coronavírus. Eles ainda relatam que alguns deles apresentaram sintomas leves característicos de quem está com a Covid-19.

“No meu ponto de vista , deveriam ser testados todos os funcionários da unidade”, argumenta um colaborador do local, que pediu para não ser identificado.Conforme outro servidor da unidade, apenas uma médica, que viajou para a Itália, fez o teste para a doença.

De forma veemente, a Prefeitura de Sorocaba negou a situação. “(...) não procede a informação (...) sobre funcionários da unidade terem apresentados sintomas leves e não terem sido testados para Covid-19”, afirma a pasta.

Ainda conforme a SES, caso o profissional da área da saúde apresente qualquer gravidade do sintoma é respeitado o protocolo. “Ou seja, o exame é coletado e o suspeito se afasta das atividades por 14 dias. Durante esse período, a pessoa fica em isolamento domiciliar e é monitorada pela Vigilância Epidemiológica Municipal”, diz a secretaria, em nota. “A UBS Cerrado, assim como as demais unidades, seguem as rotinas de biossegurança desde quando o protocolo foi implantado, independente de haver casos de profissionais testados como positivo.”

Ainda conforme a SES, seguindo a orientação do Governo do Estado de São Paulo, no Sistema Único de Saúde (SUS) somente serão solicitados exames do novo coronavírus para pacientes suspeitos internados graves ou críticos e profissionais da área de saúde que apresentem sintomas de síndrome gripal.

Por fim, a pasta afirma que o teste diagnóstico não deverá ser realizado em pessoas assintomáticas. “Essas medidas buscam otimizar o bom uso desse recurso, cujos insumos estão restritos no mundo devido à situação pandêmica.” (Marcel Scinocca)