Buscar no Cruzeiro

Buscar

Serviços públicos terão atendimento estendido em Sorocaba

15 de Outubro de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Serviços públicos terão atendimento estendido Poupatempo também deverá ampliar atendimento, mas ainda não há data. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (14/10/2020)

Serviços públicos municipais que estão em funcionamento também passam a atender com, no máximo, 60% de sua capacidade total, com o avanço da região de Sorocaba para a fase verde no Plano São Paulo. A mudança de fase ocorreu no sábado (10).

A Prefeitura de Sorocaba informa que, com base no artigo 12 do decreto municipal 25.934, do último dia 9, “os atendimentos ao cidadão nas repartições e serviços públicos municipais que estejam em funcionamento serão realizados ao longo da semana observando, no máximo, 60% de sua capacidade total.”

Conforme a prefeitura, esse atendimento se dá ao longo do período útil de atendimento administrativo, entre as 8h e 17h, de segunda a sexta-feira, e técnico no caso, por exemplo, de unidades de básicas de saúde (UBSs), que iniciam sua atenção ao paciente às 7h e se estendem até às 19h, normalmente.

O mesmo vale para as Casas do Cidadão que estão em funcionamento, observando a capacidade máxima de 60% de seu total no ambiente. As unidades demarcaram o distanciamento no chão para formação de fila, com o mínimo de 1 metro e está mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras. Há ainda álcool em gel na entrada e saída.

As unidades funcionam das 8h às 16h, exceto a do Paço Municipal, que atende das 8h30 às 16h30. Caso haja alta demanda, a quantidade de senhas deverá ser limitada.

A Prefeitura também anunciou ontem o início do atendimento ao público, de segunda a sexta, das 8h às 17h, na nova Casa do Turista, na rua Ana Monteiro de Carvalho, 50, no Jardim Santa Rosália.

No local, além da orientação de como chegar ao ponto desejado, o visitante recebe material de divulgação e publicações com mapas para deslocamento, além da programação atualizada do funcionamento dos pontos turísticos da cidade e região.

Poupatempo

Em Sorocaba, segundo o governo estadual, a unidade do Poupatempo deverá ampliar a capacidade de atendimento dos atuais 30% para até 50%, com o avanço da cidade para a fase verde do Plano São Paulo. Porém, a data não foi informada. Na manhã de ontem, o movimento foi intenso na unidade e uma fila chegou a se formar do lado de fora.

Além disso, a unidade local do DetranSP permanece fechada. Questionado, o Estado informa que, desde a reabertura, em 26 de agosto, todos os atendimentos do Detran-SP passaram a ser oferecidos no Poupatempo.

Conforme o Estado, o Poupatempo de Sorocaba passa a oferecer mais de 600 vagas para atendimento diariamente. O agendamento de data e horário é obrigatório e deve ser feito pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br - ou aplicativo Poupatempo Digital.

Atualmente, só podem ser feitos presencialmente o RG, primeira emissão da CNH e os serviços de veículos que não são oferecidos de forma on-line. As demais opções continuam mantidas nas plataformas digitais, com mais de 80 serviços disponíveis.

Municípios fazem adequações à nova fase

Serviços públicos terão atendimento estendido Decreto da Prefeitura de Votorantim alterou expediente presencial. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (5/8/2020)

Em Votorantim, um novo decreto (nº 6.070) regulamentou a adequação de funcionamento dos estabelecimentos e dos serviços públicos com o avanço para a fase verde. A Prefeitura de Votorantim informa que o expediente para o atendimento presencial é das 13h às 17h, no Paço Municipal e demais repartições, desde 17 de agosto.

Além disso, estão mantidos os protocolos de saúde preventivos ao coronavírus. O acesso ao Paço é precedido de medição de temperatura, realizada por agentes da GCM, bem como o controle do fluxo de entrada, saída e distanciamento mínimo entre as pessoas, disponibilização de álcool em gel, obrigatoriedade do uso de máscaras faciais, entre outros.

Em Itapetininga, de acordo com o decreto nº 2.088, as principais mudanças estão no aumento da capacidade física no número de pessoas em estabelecimentos, passando de 40% para 60% da capacidade máxima.

Já em Piedade, a prefeitura informa que o atendimento presencial no local e nos departamentos municipais é feito das 9h às 16h de forma controlada para evitar aglomerações. Ao entrar nos prédios públicos municipais, um funcionário faz a aferição de temperatura dos munícipes e orienta os mesmos a utilizarem álcool em gel. A cidade está elaborando um novo decreto, que deverá ser publicado ainda nesta semana. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos