Buscar no Cruzeiro

Buscar

Serviços públicos retomam atendimento presencial em Sorocaba

03 de Junho de 2020 às 00:01

Serviços públicos retomam atendimento presencial Atendimentos nos serviços vinculados à Prefeitura serão realizados obedecendo ao critério do dígito final da numeração do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do interessado. Crédito da foto: Luiz Setti / Arquivo JCS (7/1/2020)

A Prefeitura de Sorocaba retoma nesta quarta-feira (3) os atendimentos ao público nas repartições municipais que estavam com os serviços suspensos por conta das medidas preventivas decorrentes da pandemia da Covid-19. O retorno dos serviços segue as diretrizes do decreto 25.768/2020 e da portaria 22.951/2020 assinados na sexta-feira (29) pela prefeita Jaqueline Coutinho (PSL), levando em consideração as permissões da fase 2 do Plano São Paulo de retomada de atividades nos setores produtivos, instituído pelo Governo do Estado, no qual Sorocaba se enquadra.

Os servidores voltam ao trabalho presencial de forma integral, com exceção aos que se encontram em grupos de risco. Estes permanecem em trabalho remoto. A Secretaria de Recursos Humanos (Serh) publicou nesta terça (2), no Jornal Município de Sorocaba, uma instrução que regulamenta procedimentos e normas de segurança do trabalho, higienização e de distanciamento entre servidores e munícipes.

Entre as medidas, além do uso obrigatório de máscaras de proteção respiratórias, foi instituído a quem atende diretamente ao público a obrigatoriedade do uso de protetor facial ou óculos de proteção; a demarcação de distanciamentos em filas e entre estações de trabalho; a alternância entre poltronas e fileiras em espaços de espera; a disponibilização de álcool em gel 70%; orientações sobre manter portas e janelas abertas, lavagem de mãos e higienização de superfícies de contato; entre outras.

Os serviços vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), como o Banco do Povo Paulista (BPP) e o Espaço Empreendedor (EE), também retomam atendimento presencial hoje (3). Eles atendem das 10h às 15h, mediante agendamento prévio pelo telefone (15) 3229-2372. O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) funcionará das 8h às 16h.

O Metarreciclagem atende das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h. Na Unidade Municipal de Cadastramento do Incra, o atendimento ocorrerá com horário agendado. O atendimento aos feirantes, realizado no Mercado Distrital, será das 13h às 17h, ou pelos telefones (15) 3316-1642 e (15) 3212-7100, das 8h às 17h.

Urbes

A Urbes - Trânsito e Transportes também reabre hoje (3) a sua sede administrativa, na rua Pedro de Oliveira Neto, nº 98, no Campolim; a sede operacional, na rua Chile, nº 401, Vila Barcelona; e a Central de Atendimento do Terminal São Paulo, na rua Leopoldo Machado, Centro. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Os serviços que voltam a ser oferecidos são: solicitações de sinalização, autorizações diversas, pedidos para emissão de credencial para estacionamento em vaga preferencial, emissão de cartões para o transporte coletivo, cadastramentos, entre outros. Os prazos de processos e procedimentos dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito seguem suspensos: notificação e recursos de multas em 1ª e 2ª instância, defesa de autuação, indicação de condutor, licenciamento para inspeção de veículos que sofreram alteração, adaptação ou alguma modificação.

Todos os atendimentos nas repartições e serviços públicos municipais, incluindo as Casas do Cidadão, serão realizados obedecendo ao critério do dígito final da numeração do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Na segunda-feira, são atendidos os portadores de CPF com dígitos finais 1 e 2; na terça, de dígitos finais 3 e 4; quarta, finais 5 e 6; quinta, 7 e 8; e na sexta-feira, os que têm o CPF terminado em 9 e 0. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)