Buscar no Cruzeiro

Buscar

Serviços públicos em Sorocaba funcionam on-line ou por telefone

27 de Janeiro de 2021 às 00:21

Serviço de coleta de lixo funcionará normalmente, seguindo o calendário de atendimento. Crédito da foto: Fábio Rogério (7/3/2019)

Os serviços públicos municipais sofreram alterações no seu expediente em cumprimento ao Plano São Paulo, do Governo do Estado, e até que haja uma reclassificação de fase da cidade de Sorocaba.

É importante destacar que os serviços prestados pelos setores essenciais, como socorro em urgências e emergências, não têm alteração. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden, o Pronto Atendimento (PA) do Laranjeiras e as Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) continuam funcionando 24 horas. As unidades mistas do São Guilherme, Carandá e Brigadeiro Tobias seguem operando das 7h às 19h, como UBS, e das 19h às 7h, como Pronto Atendimento.

Saae

Já, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) não terá atendimento presencial, mas funcionará em regime de plantão 24 horas, atendendo pelos telefones: 0800 7701195 e (15) 3224-5880. O cidadão também poderá acessar serviços, como atualização cadastral; revisão de consumo por vazamento sanado; novas ligações de água e esgoto; emissão de 2ª via das contas de água e esgoto; declaração anual de quitação; certidão negativa de débitos; histórico de consumo; alteração da data de vencimento das contas; corte e retirada de hidrômetro; corte a pedido; e consultas a pagamentos, de forma on-line no site www.saaesorocaba.com.br.

O sorocabano também pode contar com outros canais, como o e-mail [email protected] e ainda o WhatsApp (15) 99767 7606. Para informar acerca de falta de água, vazamentos de água e esgoto, limpeza de bocas de lobo e troca de registro, o atendimento pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99850-3936 e, para pedidos de religação de água, pelo WhatsApp (15) 98158-0442.

Urbes

A Urbes Trânsito e Transportes atende o cidadão pelo e-mail [email protected] ou, em regime de plantão, recebendo chamados emergenciais pelo telefone 118. Já, no site da Urbes (www.urbes.com.br/transito-multas), o cidadão encontra o serviço on-line para solicitar recurso de multas, fazer a indicação de infrator ou registrar defesa perante uma multa de trânsito recebida no município.

Por sua vez, os horários do transporte público podem ser consultados no aplicativo Cittamobi, que está disponível para download, tanto para tecnologia Android, quanto para iOS. Os horários dos ônibus também podem ser consultados na página da Urbes (www.urbes.com.br/comunidade/consulta-por-horarios) ou pelo telefone, discando 118, opção 2.

Procon

O Procon não terá atendimento presencial ao público, mas os consumidores poderão ter acesso aos serviços do órgão pelo site www.consumidor.gov.br. As Casas do Cidadão também manterão atendimento exclusivamente on-line pelo endereço eletrônico: www.sorocaba.sp.gov.br/casadocidadaoweb ou por meio do e-mail [email protected].

Secretaria de Planejamento

O atendimento ao público na Secretaria de Planejamento (Seplan) está sendo feito de forma on-line no endereço eletrônico [email protected] e também pelos telefones (15) 3238-2310, 3238-2312 e 3238-2317.

Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária

A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) está com o atendimento ao público realizado por meio do WhatsApp (15) 99198-7875 ou pelo e-mail [email protected]. O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) continua com atendimento em regime de plantão, das 8h às 16h, com 40% da capacidade e distribuição de 250 senhas diárias, observando o cumprimento de todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19. O Espaço Empreendedor não está realizando atendimento presencial nesta fase, mas disponibiliza agendamento eletrônico, para isso, clique aqui.

Coleta de lixo

O serviço de coleta de lixo funcionará normalmente, seguindo o calendário de atendimento. As feiras-livres também terão funcionamento normal. Os cemitérios municipais manterão seu horário de funcionamento normal, das 9h às 16h, com medidas sanitárias para evitar aglomeração.

Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade

A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade está realizando atendimento ao cidadão por meio do e-mail [email protected] ou pelos telefones (15) 3219-2280 e 3219-2299. O Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas, o Zoológico Municipal Quinzinho de Barros e os demais parques municipais estarão sem atividades presenciais. Já, para visitar o Abrigo Municipal, unidade onde vivem temporariamente cães e gatos aguardando adoção responsável, o cidadão deve agendar um horário, pelo telefone (15) 3202-8006. A unidade está localizada na rua Rosa Maria de Oliveira, 356, Jardim Zulmira.

Espaços culturais

Também estarão sem atividades presenciais os espaços culturais, como Museu Histórico Sorocabano (MHS), Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS), Pinacoteca, Casa de Aluísio de Almeida, Teatro Municipal Teotônio Vilela, Barracão Cultural, CEU das Artes, Casarão de Brigadeiro Tobias e bibliotecas municipais. A Casa 52, onde está instalado o gabinete da Secretaria da Cultura, terá atendimento mediante agendamento pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (15) 3212-8170, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)