Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sepod capacita equipe com palestra sobre Narguilé

20 de Junho de 2019 às 15:29

Ação insere jovens no mercado de trabalho José Humberto Urban Filho, titular da Sepod. Crédito da foto: Fábio Rogério

Dentro das comemorações da Semana Municipal de Combate às Drogas e Álcool, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Políticas sobre Drogas, realiza no dia 26 de junho, às 11h, a palestra “Narguilé, Um Perigo Para a Saúde – Abrindo o Jogo Sobre Narguilé” no Centro de Referência em Educação com o Prof. Dr. Eric Diego Barioni.

Realizada na data em que se comemora o “Dia Internacional de Combate às Drogas”, o titular da pasta, secretário José Humberto Urban Filho, a palestra tem como objetivo capacitar agentes multiplicadores das secretarias municipais sobre os malefícios do uso da substância, considerando o aumento do uso e a banalização, muitas vezes por falta de conhecimento dos problemas relacionados ao consumo.

Também conhecido como cachimbo d’água, o narguilé teve sua origem na Índia e atualmente é usado por mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil pelo menos 212 mil pessoas fumam narguilé.

O palestrante, Prof. Dr. Éric Diego Barioni, é mestre e doutor em ciências com área de concentração em toxicologia e análises toxicológicas pelo Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF/USP/SP) e atualmente é Professor Assistente II – RE e Coordenador do Curso de Graduação em Biomedicina na Universidade de Sorocaba (UNISO) e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Análises Clínicas do Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde do Estado de São Paulo (IPESSP).

Éric Diego Barioni é Delegado Regional do Conselho Regional de Biomedicina 1ª Região em Sorocaba e Presidente da Comissão de Toxicologia e Conselheiro Honorário do Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região (CRBM-1) e membro da Diretoria e Conselho Fiscal da Associação Paulista de Biomedicina (APBM; gestão 2017-2018). O Auditório do Centro de Referência em Educação (CRE) localiza-se na rua Artur Caldini, 211,  Jd. Saira. (Secom/Sorocaba)