Buscar no Cruzeiro

Buscar

Semanário A Federação, de Itu, completa 115 anos de existência

05 de Maio de 2020 às 00:01

Semanário A Federação, de Itu, completa 115 anos de existência A Federação foi fundado em 3 de maio de 1905, e acaba de ganhar mais cores em sua impressão. Crédito da foto: Fábio Rogério (4/5/2020)

Fundado em 3 de maio de 1905, o jornal A Federação completou 115 anos de existência no último domingo. A publicação centenária, de cunho católico, foi idealizada pelo padre Elisiário de Camargo Barros, vigário da paróquia de Nossa Senhora da Candelária, em Itu, cidade da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Ao longo de um século, o veículo ajudou a contar a história local pautado em propagar a fé cristã.

Tadeu Eduardo Italiani, editor-chefe de A Federação, relembra sobre a história do semanário, que relatou e opinou sobre momentos da cidade, do País e do mundo. “O jornal nasceu com o objetivo de ser uma publicação católica para combater as heresias daquele período, no início de 1900. Ao longo desses anos nós sempre estivemos antenados e alinhados com a igreja,” afirmou Italiane.

O editor ressalta a importância das coberturas jornalísticas de A Federação ligadas aos conclaves, que são as reuniões de cardeais para a escolha do novo papa. Ao longo dos 115 anos de existência, o veículo registrou e narrou o papado dos últimos dez chefes de estado do Vaticano. “Nós estivemos em momentos históricos como o Concílio do Vaticano II, na redemocratização do País e no lançamento do Plano Real, mas um diferencial nosso são as questões religiosas, as coberturas dos conclaves foram notícias por aqui de Bento XV a Francisco” relata.

Em um processo de modernização encampado pelo jornal, em 2019 A Federação lançou seu primeiro site e modificou a forma de impressão, para publicações em cores. “Depois de 114 anos nós conseguimos nosso site, que aconteceu por meio de uma doação. Nós também conseguimos novas cores com a impressão na GrafSul, em Sorocaba. Em pequenos passos vamos nos preparando para a modernidade e garantindo novos leitores,” enfatiza o editor-chefe.

Parceria

A Federação é impresso na gráfica GrafSul, pertencente ao jornal Cruzeiro do Sul, com a mesma tecnologia rotativa, que garante agilidade e qualidade das publicações. O representante da gráfica, Alberto Cassone, comenta sobre a parceria entre os veículos centenários. “Nós precisamos conhecer nossos clientes, hoje nós temos uma boa comunicação, conseguimos aumentar o número de páginas coloridas de A Federação e trazer mais qualidade ao jornal,” afirma.

Atualmente, a GrafSul é responsável pela impressão de 25 jornal da RMS. Cassone destaca o papel de troca de conhecimentos entre os veículos, atitude que ajuda a manter a editoração gráfica viva. “ Às vezes, o que um jornal em São Roque faz pode ser uma boa iniciativa para os outros. É a economia da cooperação, nosso objetivo é o sucesso do cliente,” finaliza o represente.

Futebol

Pensando em manter seu público e ainda conseguir atingir novos assinantes, a veículo centenário tem investido nas coberturas do futebol local. Partidas do Ituano e do campeonato varzeano têm sido a forma de chegar em mais pessoas. “Nós estamos conseguindo bons resultados. O caderno de Esportes é a forma de trabalhar essa nova demanda do jornal, leitores que acompanham essas competições, do profissional ao amador, que movimentam muita coisa na cidade. Assim, vamos mesclando os leitores clássicos e os novos”, avalia Italiane.

Atualmente, o jornal ituano A Federação tem cerca de 600 assinantes. A publicação roda semanalmente mil unidades, distribuídas e vendidas nas bancas de Itu. (Wesley Gonsalves)