Buscar no Cruzeiro

Buscar

Semana Mundial do Brincar prossegue neste domingo (26) em Sorocaba

25 de Maio de 2019 às 15:25

Programação da Semana Mundial do Brincar segue até o dia 2 de junho. Crédito da Foto: Erick Pinheiro

Crianças “de 0 a 100 anos” estão convocadas a ocupar os espaços públicos de Sorocaba com muita brincadeira. Neste domingo (26), o Parque dos Espanhóis, na Vila Assis, e o Residencial Carandá serão palco para oficinas, brinquedos inclusivos para crianças com deficiência e brincadeiras populares.

Pular corda, soltar bolhas de sabão e tantas outras atividades que permeiam uma infância divertida fazem parte da programação. Os eventos integram a Semana Mundial do Brincar que teve sua abertura neste sábado (25) e segue até o dia 2 de junho.

[irp posts="4110" ]

 

A semana é uma iniciativa da Aliança pela Infância que, em Sorocaba, é organizada pelo Costurando Memórias -- uma empresa social que há dois anos fomenta o brincar como uma ferramenta de construção de vínculo das relações humanas ocupando espaços públicos e em eventos gratuitos. “A ideia é colocar as pessoas para refletir sobre o quão simples é  voltar a ocupar os espaços públicos e não ficar dentro de casa o tempo todo. Nós temos parques lindos na cidade, que não precisamos de um evento específico para que eles estejam ali brincando de corda, amarelinha ou saco. Tudo que estamos propondo são coisas simples e não custosas”, explica Tabta Rosa de Oliveira do Costurando Memórias.

A abertura foi pela manhã com brincadeiras e uma trilha pela Floresta Cultural Três meninos, no Parque Três Meninos. A criançada aproveitou oficinas de argila, peteca e música, além de brinquedos simples como corda, bambolê e varetas para fazer bolhas de sabão. “Temos esse resgate das memórias de infância dos adultos, para que eles possam se conectar a essas brincadeiras e possam brincar junto com as crianças. É essa a nossa intenção: integrar e resignificar as relações”, conta Tabta.

Marizilda Gomes Doarte, 46 anos, estava contente em apresentar para a filha Beatriz, de 6 anos, as brincadeiras que a encantava na infância. “Para mim está sendo emocionante passar para ela”, diz. Empolgada, a menina listou as atividades que tinha aprendido. "Fiz o vai e vem, fiz o da latinha, fiz as bolhas e pulei a amarelinha”, conta. Para a vendedora Juliana Piva, 35 anos, que levou os filhos Fábio, de 10 anos, e Lorenzo, de 3 anos, o evento é uma forma de proporcionar experiências diferentes para as crianças que estão habituadas com os eletrônicos. “Acho uma oportunidade para eles se divertirem com coisas novas, se sujando”, conta.

À tarde, até as 16h, a brincadeira é  na Escola Estadual Selma Cunha, no Jardim Tatiana. Os eventos da Semana do Brincar de Sorocaba são promovidos com a ajuda de instituições e pessoas voluntárias. Os brinquedos inclusivos, como gangorras para cadeirantes, foram fornecidos pela Secretaria de Esportes e Lazer de Sorocaba. Neste domingo (26), no Parque dos Espanhóis, as atividades ocorrem das 9h às 12h. No residencial Carandá a diversão é das 13h às 17h e a iniciativa conta com o projeto Ampara -- que fornece apoio a famílias de pessoas com deficiência.

Na sexta-feira (31), atividades ocorrem no Pátio Cianê Shopping (das 17h às 20h30) e no Sesc Sorocaba (das 19h às 22h). Já no sábado (1), tem brincadeiras nos bairros, das 14h às 16h, no Jardim Gonçalves (rua Antônio Fernandes), na pista de caminhada do Central Parque e no Éden ( praça Pedro José Ayrolla). Ainda no dia 1º, atividades serão realizadas no Parque da Biquinha (das 9h às 11h), na Decathlon do Shopping Panorâmico (14h às 17h) e no Shopping Pátio Cianê (das 7h às 20h30). O encerramento, no dia 2, será no Parque Natural Chico Mendes, das 13h às 16h. (Priscila Fernandes)