Buscar no Cruzeiro

Buscar

Semana do Meio Ambiente alerta sobre degradação

27 de Maio de 2019 às 23:33

Semana do Meio Ambiente alerta sobre degradação Programação foi aberta no Teatro Municipal. Crédito da foto: Fábio Rogério

O diretor do campus da Unesp Sorocaba, Alexandre da Silva Simões, disse nesta segunda-feira (27) à noite que nunca viu um momento tão grave para o meio ambiente no Brasil como agora e admitiu que isso é resultado de ações e omissões de governos em todos os níveis, lacunas da legislação e até mesmo da ação de empresas. Acrescentou que em 15 anos os estudantes, quando olharem para trás, “vão ver este momento da história do nosso País talvez como um dos momentos mais difíceis que o meio ambiente já atravessou”.

Simões fez esta avaliação durante a 15ª Semana do Meio Ambiente da Unesp Sorocaba, em palestra no Teatro Municipal Teotônio Vilela, para uma plateia de estudantes. Ele justificou sua análise tomando por base notícias sobre a ampliação do desmatamento na Amazônia e a liberação de 31 novos agrotóxicos pelo governo federal. Ele também incentivou os estudantes a tomarem posição nesse cenário, e para isso usou uma frase de Dante Alighieri: “No inferno os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempos de crise.”

A 15ª Semana do Meio Ambiente prossegue nesta terça-feira (28) na Unesp com a palestra, às 14h, sobre “10 passos para aumentar suas chances de entrar no mercado de trabalho”, com Fernanda Joencki Adriana Ponce. Amanhã. às 14h, haverá uma roda de discussão sobre “Ciência e Tecnologia no Brasil: O que nos espera?”, com Maria Penachi, Patrick Araújo e Jhone Luiz de Oliveira. E na quinta-feira, no mesmo horário, a palestrante Ofélia Wilmersdorf falará sobre “Unidades de Conservação -- estratégias para conservação da biodiversidade”. (Da Redação)