Buscar no Cruzeiro

Buscar

Semana de Combate às Drogas tem palestra sobre narguilé

26 de Junho de 2019 às 18:03

Secretário da Sepod, José Humberto Urban Filho, comentou sobre a importância da educação quando se trata de prevenção às drogas. Crédito da foto: Fernando Abreu/Prefeitura de Sorocaba

A palestra com o tema “Narguilé, um perigo para a saúde – Abrindo o Jogo sobre o Narguilé” com o Dr. Eric Diego Barioni, marcou o “Dia Internacional de Combate às Drogas”, na manhã desta quarta-feira (26). A ação foi realizada pela prefeitura de Sorocaba por meio da Secretaria de Políticas Sobre Drogas (Sepod).

[irp posts="128552" ]

O evento faz parte da “Semana Municipal de Combate às Drogas” contou com a presença de agentes públicos da educação, Guarda Civil Municipal, Exército, representado pelo Tiro de Guerra de Sorocaba e Guarda Mirim. O vereador José Francisco Martinez, autor da lei que institui essa semana, diz que ações como essa que colocam Sorocaba à frente na questão prevenção às substâncias.

O secretário da Sepod, José Humberto Urban Filho, comenta sobre a importância da educação quando se trata de prevenção às drogas, já que eles (educadores), são mais próximos aos jovens. “A palestra tem como objetivo capacitar agentes multiplicadores das secretarias municipais sobre os malefícios do uso da substância, considerando o aumento do uso e a banalização, muitas vezes por falta de conhecimento dos problemas relacionados ao consumo”,disse

Dr. Barioni, destacou sobre os riscos à saúde advindos do uso do narguilé, entre eles estão: doenças pulmonares graves como câncer. O palestrante, Prof. Dr. Éric Diego Barioni, é mestre e doutor em ciências com área de concentração em toxicologia e análises toxicológicas pelo Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF/USP/SP) e atualmente é Professor Assistente II – RE e Coordenador do Curso de Graduação em Biomedicina na Universidade de Sorocaba (Uniso) e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Análises Clínicas do Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde do Estado de São Paulo (IPESSP).

Éric Diego Barioni é Delegado Regional do Conselho Regional de Biomedicina 1ª Região em Sorocaba e Presidente da Comissão de Toxicologia e Conselheiro Honorário do Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região (CRBM-1) e membro da Diretoria e Conselho Fiscal da Associação Paulista de Biomedicina (APBM; gestão 2017-2018). As ações que compreendem a Semana de Combate às drogas, vão até o dia 28. (Da Redação, com informações da Secom)