Buscar no Cruzeiro

Buscar

Semana da Pessoa Idosa começa dia 30 em Sorocaba

26 de Setembro de 2019 às 00:01

Com o objetivo de oferecer atividades que garantem a qualidade de vida às pessoas da terceira idade, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias), realiza a Semana da Pessoa Idosa com uma programação especial gratuita e aberta ao público. Esta ação acontece entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro e será realizada em parceria com a Universidade de Sorocaba (Uniso).

As atividades e eventos estimulam a cultura, de forma lúdica e esportiva, zelando pela saúde do idoso, com a intenção de melhorar a qualidade de vida e um envelhecer mais ativo.

“A grande maioria que conhece as atividades disponíveis, deixam de se sentir sozinhos, saem da depressão, se sentem mais emponderados por continuar ativo, mesmo depois da aposentadoria. Quanto mais pessoas idosas ativas, menos pessoas idosas em filas de hospitais”, pondera a coordenadora do Clube do Idoso, Flávia Carpinete Olveira.

Conforme a explicação de Flávia, o Clube é um centro de convivência do idoso, e serve como meio para a proteção básica, não deixando a pessoa idosa vulnerável à violação de direitos.

[irp posts="10605" ]

 

Alimentação, importância da atividade física e sexualidade na terceira idade são alguns dos temas que serão abordados durante as atividades realizadas. Na segunda-feira às 9h, será realizada a palestra “Escola do Pedala Idoso, história, benefícios e educação para o trânsito através das bicicletas”; automedicação e manutenção da economia também serão temas abordados na segunda-feira.

Na terça-feira os participantes ouvirão sobre alimentação à moda antiga e primeiros socorros. Ao longo da semana ainda haverá aulas de dança, exibição de filme e rodas de conversas. A programação completa pode ser vista no portal da Prefeitura de Sorocaba.

Para participar da programação, basta ter 55 anos ou mais, somente as oficinas precisam de inscrição prévia, podendo ser feita pelos telefones (15) 3233-9014 ou (15) 3302-3737, além da possibilidade de ser feita presencialmente na Secretaria do Clube ou Chácara do Idoso. (Secom Sorocaba)