Buscar no Cruzeiro

Buscar

Semana da Nordestinidade é cancelada sob polêmica

28 de Junho de 2019 às 23:58
Marcel Scinocca [email protected]

Semana da Nordestinidade é cancelada sob polêmica A Semana deveria começar hoje e prometia ser muito animada. Crédito da foto: Divulgação

A Semana da Nordestinidade, que seria realizado neste final de semana na cidade, foi cancelada. Selma Regina da Silva Araújo, presidente do Centro de Cultura e Tradições Nordestinas de Sorocaba (CCTN), lamentou nesta quinta-feira (28), na Câmara de Sorocaba, o fato. O cancelamento é responsabilidade, segundo ela, da Secretaria da Cultura (Secult), que discorda. A questão diz respeito ao uso de verbas destinadas à cultura por meio de emenda impositiva da Câmara.

Selma alega que, desde o dia 1º de fevereiro de 2019, quando soube das emendas, a entidade solicitou reuniões para tratar do evento. “Durante todos esses meses, atendemos as exigências e levamos o nosso plano de trabalho, divulgamos tanto artistas como a logística do evento. Temos mais de 30 artesãos que se prepararam. O que me entristece é que tivemos a garantia da Secretaria de Cultura de que esse evento aconteceria. Agora, infelizmente, pela secretaria não ter feito o termo de parceria, vamos ter que cancelar esse evento. É um desrespeito. Não é a primeira vez que isso acontece”, argumenta.

A Secult negou que o cancelamento do evento se deva a algum tipo de ingerência. “A Secult solicitou ao Centro Cultural de Tradição Nordestina (CCTN) no dia 15 de março deste ano, através de ofício, que encaminhasse projeto até o dia 30 de abril para a utilização da emenda impositiva citada. Porém o CCTN apresentou o projeto apenas no dia 5 de junho, ou seja, há menos de um mês do evento, o que inviabilizou os trâmites internos da Prefeitura de Sorocaba”, alega. A pasta ainda informou que apoiou o evento e que o prazo para utilização da emenda termina no mês de dezembro deste ano, “ou seja, o recurso ainda poderá ser utilizado”.

Selma participou, na Câmara, da entrega de votos de congratulações a nordestinos que se destacaram na cidade. O evento está inserido em uma lei municipal de 2010, que também prevê o Dia do Nordestino. (Marcel Scinocca)