Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sem estrutura, UPA de Sorocaba deixa de receber dois respiradores

15 de Julho de 2020 às 19:23

Respiradores pulmonares serão usados no atendimento de pacientes com Covid-19. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Sorocaba (15/07/2020)

 

Sem estrutura de rede de gás, a Prefeitura de Sorocaba precisou recusar a entrega de dois respiradores pulmonares para a UPA do Laranjeiras. Nesta quarta-feira (15), a Secretaria de Saúde (SES) recebeu sete, dos nove aparelhos pelo Governo do Estado de São Paulo na terça-feira (14).

De acordo com a SES, a prefeita Jaqueline Coutinho (PSL) havia requisitado nove respiradores para a cidade. Contudo, a UPA do Laranjeiras, na região da Zona Norte, não possui rede de gás para viabilizar a instalação do equipamento enviado pelo Estado. “Diante dessa situação, foi cancelada a entrega dos dois aparelhos que iriam para aquela unidade”, justificou a pasta.

Ainda de acordo com a prefeitura, por questões legais, não foi possível realocar os aparelhos para outras unidades que realizam o atendimento de pacientes do novo coronavírus. Com isso, os respiradores precisaram ser devolvidos ao Estado.

Os sete equipamentos recebidos nesta quarta-feira (15) serão utilizados na ampliação de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) das Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) Norte e Oeste, e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden.

Atualmente o município conta com 16 leitos com respiradores nas Unidades de Urgência e Emergência, cinco na UPA Éden, cinco na UPH Zona Leste, dois na UPH Zona Norte e quatro na UPH Zona Oeste. Com mais sete respiradores Sorocaba passa a totalizar 23 leitos de estabilização. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)