Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sem energia há 16 dias, CEI motiva reclamações

01 de Setembro de 2018 às 07:06

Sem energia há 16 dias, CEI motiva reclamações Fiação da escola foi furtada e, sem energia, as crianças ficam sem banho. Crédito da foto: Fábio Rogério

O Centro de Educação Infantil (CEI-98) localizado no Jardim Tropical, bairro vizinho do Jardim Santa Bárbara, na zona oeste de Sorocaba, foi alvo de furto de toda a fiação externa na semana de aniversário da cidade, comemorado em 15 de agosto. Na sexta-feira (31), a unidade de ensino completou 16 dias sem energia elétrica.

Foi o dia em que funcionários e pais de alunos esperavam o restabelecimento da energia, conforme prazo recebido da Prefeitura, mas até o fim da tarde nada tinha sido feito. Preocupados com a situação, os pais de alunos reclamaram à imprensa.

Segundo eles, os furtos ocorreram em duas noites e as consequências foram de quase uma semana sem água no CEI-98, pois a energia elétrica é necessária para o bombeamento da água. Sem energia, os alimentos perecíveis estão sendo armazenados em outra escola próxima e todos os dias funcionários têm que se deslocar para buscar os produtos para o café da manhã e o almoço das crianças. A falta de energia também deixa os alunos sem televisão e esta carência, segundo os pais, prejudica as atividades com os alunos e os deixa “alvoroçados”.

De acordo com funcionários e pais de alunos, a escola abriga cerca de 150 crianças. Apontam que outro efeito de preocupação é que as crianças deixaram de tomar banho também em função da falta de energia elétrica. Há pais que deixaram de enviar os filhos ao CEI-98 enquanto a situação permanece assim, mas outros pais não conseguem tomar a mesma atitude por causa dos compromissos de trabalho e de não terem com quem deixar os filhos.

“É estressante, é desgastante, faz mal para nossas crianças”, queixou-se a mãe de aluno Edenise Alba Martins, de 31 anos. “Se a criança tem diarreia, não dá para tomar banho.” Ela disse que a escola pediu que os pais levassem lenços umedecidos. “Dar banho como?”, perguntou uma funcionária, segundo quem a situação é mais difícil em relação à falta de banho: “Os bebês estão sem banho, usam lenço umedecido.”

“Falta segurança na escola, não adianta a Prefeitura repor a fiação”, disse Sílvio Rodrigues, de 30 anos, também pai de aluno. Outra mãe, Marisângela Estevo Vieira, de 23 anos, disse que todo o problema “é uma falta de consideração para com as mães que precisam trazer as crianças à escola”. “Os funcionários estão trabalhando como eles podem”, acrescentou Sílvio. E Marisângela acrescentou: “Alguém tem que fazer alguma coisa, do jeito que está não dá.”

Outro lado

Depois de ir ao CEI-98 para ouvir os pais de alunos, a reportagem enviou e-mail às 17h41 de sexta-feira (31) com a descrição das reclamações, perguntando como a escola tem administrado os problemas e qual é o prazo para o restabelecimento da energia elétrica. Até o fechamento desta edição a resposta ainda não havia sido retornada